terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A vida é uma viagem.


Você já leu isso antes: a vida é uma viagem. Mas não é sobre um chavão que eu gostaria de conversar. Viver, de fato, é um contínuo caminhar e desvendar paisagens. Mas o ponto não é exatamente o caminhar e sim como caminhamos, o que inclui a maneira como construímos internamente caminhos e cenários a partir de um olhar e de um propósito.

A vida pode ser uma viagem, mas as cores, a profundidade, os brilhos e contrastes dizem respeito ao modo como nos movemos sobre a Terra.

É possível considerar nossas viagens de uma perspectiva espiritual. O filósofo e teólogo hesicasta Jean-Yves Leloup aponta-nos com precisão: existe uma maneira de caminhar que nos faz turistas, outra que nos leva a ser andarilhos e outra ainda que nos torna peregrinos. Talvez seria isso uma espécie de espiral evolucionista do caminhante, mas não se trata de contrapor uma maneira à outra.

O turista, diz Leloup, é aquele que caminha sobre a crosta do planeta. Permanece na avidez por quilometragem, no consumo de prazeres e no contato superficial com paisagens, situações e pessoas. O andarilho aprofunda  a experiência do caminhar e busca a seiva, almeja entrar no movimento do universo e tornar-se pleno com os odores da natureza, as mensagens da vida. Caminhar como peregrino exige um refinamento maior, na intenção de se estar próximo do sopro, da essência que está na seiva e é o sustentáculo último da seiva, da árvore, da crosta.

Um estágio pode levar ao outro para, no final, percebermos a realidade de que caminhamos sobre uma terra que se torna sagrada ou profana a partir da qualidade que imprimimos ao nosso caminhar. A viagem é plena quando nos leva para dentro, quando desvela  nossas paisagens internas, quando nos coloca diante da Presença.

É ainda Leloup quem nos recorda que a sabedoria de Lao Tsé pode ser aplicada aos nossos ímpetos viajeiros. Segundo o sábio do Tao, podemos dar a volta ao mundo sem dar um único passo para fora de nós. Ou seja, podemos levar conosco o mesmo olhar, as mesmas projeções, os mesmos preconceitos e, assim, nada vermos.

Se isso acontece, certamente, falta-nos a inspiração  de Carlos Castañeda para a viagem contínua da vida: “Não importa o caminho, importa se esse caminho tem um coração”. Falta-nos ainda a abertura surgerida pelo Eclesiastes: “Vai onde o teu coração te leva”. O olhar e o propósito devem corresponder ao nosso coração, nossa aspiração mais profunda, não a padrões aprisionantes. Caminhar sem coração é seguir um caminho que nos é imposto, do qual não conseguimos desfrutar.

Talvez por isso, quem sabe, deixo-me banhar pela suavidade dessas reflexões, enquanto aguardo o embarque para Roma, no aeroporto de Guarulhos, quando o pragmatismo e o próprio instinto poderiam angustiar-me neste momento em que a terra  treme na Itália central  - onde peregrinarei, solitário, pelos caminhos de Francisco de Assis -, hotéis desabam e avalanches soterram turistas.

Meu coração diz: vá! Não há lógica: vá! Só há esperança:  vou e espero voltar.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Os celulares nos quais o WhatsApp não funcionará mais neste ano

  • BBC
  • 3 janeiro 2017
Arte do WhatsAppImage copyrightPA
Image captionO aplicativo de mensagens instantâneas vai parar de funcionar em vários sistemas antigos até junho de 2017
Se você usa o WhatsApp, mas não costuma atualizar com frequência o sistema operacional do seu celular, é bom fazer isso logo: em 2017 o aplicativo de mensagens instantâneas vai parar de funcionar em vários sistemas antigos.
O aplicativo anunciou que quer se dedicar "às plataformas de telefones móveis usadas pela grande maioria das pessoas".
Atualmente, o WhatsApp é usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
Com a chegada do novo ano, porém, deixou de ser compatível com as plataformas Android 2.1, Android 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7.
Já os sistemas operacionais BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 só vão continuar sendo compatíveis com o aplicativo até o dia 30 de junho de 2017.

De olho no futuro

"Estas plataformas foram muito importantes na nossa história, mas já não têm a capacidade necessária para expandir as funções do nosso aplicativo no futuro", explicou o WhatsApp em fevereiro do ano passado, quando fez o primeiro anúncio da mudança.
Telefones BlackBerry
Image captionQuando o WhatsApp surgiu, em 2009, 70% dos celulares vendidos eram Blackberry ou Nokia. Mas esse quadro mudou com o passar dos anos
"Se você tem algum dos celulares com os sistemas citados, sugerimos que compre um modelo Android, iPhone ou Windows Phone mais recente antes que 2016 termine, para que possa continuar usando o WhatsApp", foi a recomendação feita à época.
O aplicativo lembrou que quando surgiu, em 2009, "cerca de 70% dos smartphones vendidos tinham sistemas operacionais do BlackBerry e da Nokia".
Mas hoje os sistemas oferecidos por Google, Apple e Microsoft representam 99,5% das vendas do setor.
E a maioria dos sistemas operacionais que vai perder o WhatsApp já não é instalada em novos telefones nem atualizada pelas suas companhias.

Tópicos relacionados

Festa de São Sebastião começa dia 10 em Caicó/RN.

A Festa de São Sebastião, em Caicó, será realizada no período de 10 a 20 de janeiro, com a programação religiosa na capelina do Serrote da Cruz, no alto da Ilha de Sant’Ana. Às 18h30, da terça-feira (10), será a abertura oficial com a passeata, hasteamento da bandeira e missa na Capela, cujo itinerário da passeata começa na praça da Catedral, avenida Seridó, passando pela Ilha de Sant´Ana para subir até o Serrote da Cruz.

Para a programação cultural, todas as noites haverá quermesse ao lado da Capela que no dia 20, data de São Sebastião, ficará aberta das 5h30 às 11h e das 14h até o término da procissão de encerramento da festa. [Fonte: Site Diocese > Confira a programação completada festa]
Foto relacionada à publicação/
arquivo assessorn.com/festa 2015
©2017 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo -Twitter @AssessoRN 


--

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017


«

SOS Mulher consegue evitar 10% de casos de novas agressões e tentativas de homicídios  

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016 - 16:52 - 
Os aparelhos eletrônicos do SOS Mulher – que integram o programa do Governo do Estado Mulher Protegida – foram entregues a 226 mulheres que sofreram violência doméstica e que estão sob medida protetiva e risco de morte na Grande João Pessoa e Campina Grande. Desse total, 10% chegaram a acionar a polícia, que conseguiu evitar novas agressões e tentativas de homicídios.
As informações são da coordenadora adjunta da Delegacia Especializada da Mulher de João Pessoa, Renata Matias, que informou que atualmente 98 aparelhos estão ativos. Os dispositivos eletrônicos têm aplicativo com GPS, que auxilia na proteção das mulheres, e são distribuídos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds).
As vítimas podem acionar diretamente o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em tempo real. “É mais uma ferramenta que ajuda as mulheres que estão ameaçadas e vivem em risco”, disse a delegada Renata Matias.
Uma das mulheres atendidas, Cristina Ferreira (nome fictício), 40 anos, disse que recebeu o aparelho há três meses e estava amedrontada pelos seguidos ataques e ameaças de morte do ex-namorado. “Depois que recebi o aparelho consegui sair de casa e ir para meu trabalho sem medo. Também tive a sorte de acionar o aparelho e ser atendida quando minha casa foi invadida pelo meu ex-namorado. Ele foi preso por tentar entrar na casa e por agressões”, disse.
Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a entrega dos aparelhos SOS Mulher integra uma série de ações desenvolvidas pela Seds, por meio do secretário Claudio Lima e da coordenadora das Delegacias da Mulher, Maísa Félix, em parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, que tiveram como foco em 2016 o enfrentamento da violência contra mulher.
“Foi um ano com muito trabalho com objetivo de incrementar os resultados na área de enfrentamento da violência. Para isso, houve a implantação do plantão de fins de semana nas delegacias especializadas de Campina Grande e Patos, a abertura das delegacias de Mamanguape e Picuí, além das ações educativas nos canteiros de obras da construção civil, capacitações de policiais e a nossa campanha educativa “Não é não – Contra a Cultura do Estupro”, quando lembramos a população com slogans de que “a mulher não é culpada”, “não julgue a mulher” e “uma ferida que deixa marcas”, afirma Gilberta Soares.
A secretária relembra também o trabalho intenso em parceria com o Movimento de Mulheres do Brejo que resultou na prisão do estuprador de 35 mulheres na região, reuniões mensais da rede de atendimento e ações da polícia na prisão dos agressores, como no último caso da jovem Viviane Crisley, nos Bancários.
Funcionamento do SOS Mulher – O aparelho SOS Mulher é uma das ferramentas de enfrentamento da violência de gênero adotadas pelo programa ‘Mulher Protegida’, que foi idealizado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social. O programa integra ações das Polícias Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e demais entes que fazem parte da rede de proteção à mulher. O objetivo é garantir a integridade física, moral, sexual e psicológica de vítimas de crimes previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11. 340/2006), amparadas por medida protetiva e que sofrem ameaças e risco de morte.

- Cadastro completo da vítima (dados biográficos padrão, endereço, telefone e e-mail);
- Permite cadastro completo do agressor (dados biográficos padrão, endereço, telefone e e-mail);
- Possui função para visualização e monitoramento em tempo real dos alertas emitidos pelas vítimas;
- Exibe listagem dos alertas com nome da vítima e localização física da mesma;
- Possui opção de exibição dos alertas em mapa.
Fonte: paraiba.pb.gov.br

Consulta ao valor do IPVA 2017 da Paraíba é liberada na internet

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016 - 09:49 -
Os proprietários de veículos no Estado da Paraíba já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do exercício 2017. A Secretaria de Estado da Receita publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE-SER) a lista com os valores do tributo, que pode ser também acessada no endereço eletrônico via link http://zip.net/bhtzrr
Para identificar o valor do IPVA, os proprietários precisam apenas saber algumas características do veículo como, por exemplo, ano de fabricação e a descrição do modelo para identificar o valor do tributo que será pago em 2017. O IPVA de cada veículo sofre alterações com as especificações de cada um dos modelos, compreendido pelo período de 2002 a 2016.
O valor de mercado de cada veículo foi definido pela pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), tomando como base a pesquisa regional entre setembro e outubro deste ano. Dados do Detran-PB mostram que a frota atual da Paraíba já ultrapassou 1,1 milhão de veículos. As alíquotas do IPVA de 2017 dos veículos permanecem as mesmas deste ano. Os automóveis, motocicletas, micro-ônibus, caminhonetes têm alíquotas de 2,5% sobre o valor venal, enquanto caminhões e ônibus têm alíquota de 1%.
Mudanças no IPVA – O IPVA, que terá uma redução média de 3,7% em 2017 sobre o valor pago este ano, vai sofrer mudanças no calendário e também na emissão do boleto de pagamento no próximo ano. A Secretaria de Estado da Receita ampliou o calendário de pagamento para os contribuintes paraibanos. Agora, os dez números finais de placas serão distribuídos ao longo dos dez primeiros meses do ano de 2017 para efeito de pagamento do tributo.
Ou seja, cada final de placa vai corresponder a um mês do vencimento na opção de pagamento da cota única com desconto de 10% à vista ou então de março a dezembro para aquele que optar pela cota única sem o desconto de 10%. Veja como fica o calendário do IPVA 2017 na íntegra via link abaixo  https://www.receita.pb.gov.br/ser/info/ipva#calendário-2017
Impressão dos boletos – Outra mudança no IPVA 2017 será a forma de emitir os boletos tanto do IPVA quanto do licenciamento. A partir de janeiro de 2017, os boletos do IPVA/licenciamento não serão mais enviados para os domicílios residenciais. A emissão do boleto para pagamento dos tributos será efetuada somente por meio da internet.
O boleto estará disponibilizado no portal da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba: www.receita.pb.gov.br, mas também do Detran-PB: http://www.detran.pb.gov.br/. O boleto poderá ser impresso, preferencialmente, em uma repartição fiscal (Recebedoria de Renda ou Coletoria) ou então nas unidades do Detran-PB. O pagamento deve ser efetuado nas agências do Banco do Brasil ou de seus associados e também no autoatendimento.
Detran-PB suspende atendimento – Para realizar aadequação ao novo sistema de emissão de boletos (IPVA e Licenciamento), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) suspenderá o atendimento ao público no período de 2 a 6 de janeiro de 2017.
Nesse período, o sistema será aperfeiçoado no serviço de emissão de boletos nos portais do Detran-PB e da Receita Estadual. A emissão dos boletos estará disponível via portais para os contribuintes somente a partir do dia 9 de janeiro de 2017 nos endereços www.receita.pb.gov.br, mas também do Detran-PB: http://www.detran.pb.gov.br/.
Isenções em 2017 – Segundo a Receita Estadual, os veículos com ano de fabricação abaixo de 2002 ficarão isentos de pagamento do IPVA em 2017. A legislação em vigor assegura isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos do ano de fabricação. Contudo, esses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.
Já os portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista deverão requerer a isenção do IPVA de 2017 até o dia 30 de dezembro em qualquer repartição fiscal do Estado para terem direito ao benefício.