segunda-feira, 17 de abril de 2017

Numa eleição para síndico de condomínio de Bananeiras, nunca se viu tanta gente reunida.

A eleição de sábado, 15,  no Condomínio Àguas da Serra, foi legal e de acordo com o Regulamento interno? Sim. Mas ética não foi. 
Não foi ética, na minha modesta opinião, porque a eleição para eleger Marcos Vinicios,sindico do condomínio Àguas da Serra, em Bananeiras/PB, foi realizada de uma forma, no mínimo, inusitada: totalmente aberta, com duas urnas - uma para cada candidato, oposição e situação -, sem nenhum sigilo. Por isso, a maioria do público presente - mais de 400 pessoas no clube - vaiou em sinal de protesto quando o presidente da Comissão Eleitoral disse "agora vamos voltar. Quem for votar na Chapa Um, entre nessa fila. Quem for votar na Chapa Dois, entre nessa outra fila". Uma vaia de protesto que eu nunca tinha sido ouvida no clube. De imediato , o dirigente da eleição mudou de ideia e dispensou a fila e concedeu um intervalo para todos fossem votar.
Foi legal o voto por procuração? Foi. A maioria dos "eleitores procuradores" - ninguém sabe quanto foram - eram empregados do Condomínio. Até André, jardineiro, votou. Tudo bem, tinha procuração. Por isso, a candidata Jussara, da chapa 02, foi derrotada por 32 - Vinicios obteve 164 votos e Jussara, ex-síndica adjunta, 132. Segundo informações de condôminos, a maioria dos presentes que foram votar eram eleitores de Jussara, pois nunca se tinha visto tanta gente reunida no Clube do Condomínio Àguas da Serra, de Bananeiras/PB, disse um  cidadão potiguar, um dos pioneiros do bonito condomínio fundado por Alírio Trindade Leite, natural de Parelhas/RN.
Quando cheguei na mesa do cadastro, uma senhora loira, com os óculos na cabeça, olhou a relação disse que o nome e o lote não constava na lista e se dirigiu a outra mesa, onde informaram  que estava inadimplente. Em sinal de protesto, foi dito em alto e bom som: Mentira! Mas isso é outra história.
O certo é que a administração continuará conservadora, talqualmente como os seus primórdios. E os condôminos continuarão indagando: quando o golfe deixará de ser dispendioso?  Só Deus sabe.


Um comentário:

  1. Mas houve o lance dela perguntar "o senhor vai votar em qual chapa, um ou dois". Como não sabia quem era quem, qual chapa do candidato, respondi:"sei lá, vou votar na oposição!". Aí ela disse que queria saber mas "não se preocupe, não é prá nada, não". Ai, noutro balção disse que eu estava devendo duas mensalidades de 2016, depois disseram que eram três boletos não pagos. Eu repeti: È mentira! A loira negou quando abordado por um fiscal, cujo nome talvez seja Haroldo, não lembro bem, mas ela negou que tivesse perguntado em quem eu iria votar. O fiscal tem cabelos brancos e um braço deficiente.

    ResponderExcluir