segunda-feira, 27 de maio de 2013

A culpa foi mesmo da Caixa.


Caixa admite equívoco em informação e pede desculpas sobre o Bolsa Família

Do UOL, em São Paulo



  • Sergio Lima/Folhapress
    Jorge Hereda, presidente da Caixa Econômica Federal
    Jorge Hereda, presidente da Caixa Econômica Federal
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, afirmou nesta segunda-feira (27) que houve antecipação no calendário de pagamentos dos recursos públicos federais vinculados ao Bolsa Família sem anúncio para as famílias beneficiárias nem conhecimento da própria direção do banco.
Essa informação foi divulgada em uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo no último sábado (25). Só então o banco convocou uma entrevista coletiva para dar explicações sobre o caso e admitiu as falhas na transmissão da informação.
"Tive a informação na segunda-feira (20) durante o dia [de que os pagamentos estavam sendo feitos desde o dia 17 de maio] e mandei fazer levantamento exaustivo para saber o que ocorreu", disse o presidente.
O presidente da Caixa e o vice-presidente da área de Governo e Habitação do banco, José Urbano Duarte, alegaram que a área operacional iniciou o pagamento do Bolsa Família na sexta-feira (17) para cumprir um cronograma de renovação do cadastros das famílias e que isso não era de conhecimento da diretoria.
A Caixa teria identificado que 692 mil beneficiários tinham dois registros no programa. Segundo a instituição, para evitar que com a atualização do sistema interno do banco os beneficiários pudessem ficar sem receber, foi feita uma liberação do saque irrestrito.
No dia 17 o sistema permitia a liberação para todos os beneficiários. Ele reconheceu que não teve informação de seus subordinados sobre a mudança de data. 
Hereda argumentou que a informação equivocada ocorreu em uma situação de crise. "A Caixa não mentiu. Tivemos uma informação equivocada com relação à data em que se abriu o sistema [de pagamento]. Foi uma informação imprecisa da Caixa, mas essa imprecisão só se justifica pelo momento que estávamos vivendo", declarou. Ele pediu desculpas pelos dados incorretos.
O presidente disse que foi após uma avaliação interna que a decisão de liberar os recursos antes sem divulgação foi feita, para não "preocupar as famílias".




Boato sobre fim do Bolsa Família faz agências da Caixa lotarem22 fotos

22 / 22
20.mai.2013 - Filas extensas nos caixas de autoatendimento da Caixa localizados dentro de um supermercado na Gruta de Lourdes. No final de semana houve um boato de que o Bolsa Família iria deixar de ser distribuído e houve uma correria às agências para retirar o valor do benefício Leia mais Aliny Gama/UOL
Hereda disse, no entanto, que acredita que a alteração no sistema interno não teve relação com a boataria sobre o fim do Bolsa Família e salientou que todos os pagamentos solicitados pelos beneficiários foram feitos. 
Ele não quis se manifestar sobre a motivação dos boatos, mas disse que foi a informação do fim do pagamento do benefício que levou ao corre-corre atrás do recurso. "A única coisa que faria as pessoas irem correndo [às agências] era o fato de terem medo de que isso [o programa] tivesse acabado. Eu acho perfeitamente óbvio", declarou. "A politização não foi a falta de informação [da Caixa]. Não foi feita pela Caixa. Não estamos entrando neste mérito."
A presidente Dilma chegou a chamar os boatos de "desumanos" e "criminosos". Já a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, chegou a postar no Twitter que os rumores deviam "ser da central de notícias da oposição", depois voltou atrás.

Em evento em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "ato de vandalismo" e "brincadeira de mau gosto" os boatos sobre o fim do Bolsa Família. Contudo, o ex-presidente evitou comentar a atitude de hoje do banco no episódio.

Linha de investigação


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou na noite desta segunda-feira (27) que uma das linhas de investigação da Polícia Federal sobre os boatos do fim do Bolsa Família se baseia em uma testemunha no Rio de Janeiro que disse ter recebido um telefonema com a informação de que o programa iria acabar.

"Se é uma empresa, se não é uma empresa, se é de telemarketing, isso está sendo objeto de investigação", afirmou em entrevista coletiva.

Segundo Cardozo, a informação da testemunha chegou à PF via TV Globo, que, durante uma reportagem, colheu esse depoimento.

"A linha de investigação por linha telefônica se origina de informações vinda da própria imprensa", resumiu o ministro. "Não se afasta a priori a possibilidade de que houve uma ação orquestrada. Não se confirma nem se afasta [esta possibilidade]", completou. 

O material, recebido pela Polícia Federal na segunda-feira passada (20), está sendo verificado. 
No fim de semana dos dias 18 e 19 de maio, boatos sobre o fim do programa Bolsa Família e sobre um suposto bônus pelo Dia das Mães provocaram pânico entre os beneficiários e uma corrida a agências da Caixa em 13 Estados --Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Rio de Janeiro. Foram sacados cerca de 900 mil benefícios, num total de R$ 152 milhões pagos somente entre sábado e domingo.
Segundo a Caixa, o Bolsa Família atende a 13,8 milhões de famílias, num total de 50 milhões de beneficiados. Até abril deste ano, foram pagos 52,2 milhões de benefícios, num total de R$ 7,6 bilhões desembolsados.  
O dia do pagamento dos beneficiários consta no cartão e segue do dia 1º ao dia 10 de cada mês. A média de recebimento por dia de pagamento é de 886 mil beneficiários nos dez primeiros dias de todos os meses. (Com Agência  Reuters e com reportagem de Camila Campanerut, em Brasília, e Janaina Garcia, em São Paulo)

Nenhuma rua é sem saída.

Nenhuma rua é sem saída
(*) Rinaldo Barros
 “Quando todos pensam iguais, ninguém está pensando”.  (Walter Lippman)
Quero começar com um pouco da sabedoria de uma civilização muito antiga que já experimentou dificuldades de toda ordem.
E todos sabem que “o chicote da necessidade faz as idéias galoparem”.
            Quero lhes falar sobre uma metáfora da civilização judaica, a qual nos ajuda a compreender algo muito valioso.
            Certa vez, um rabino observou de longe um trapezista que se equilibrava numa corda bamba.
Quando este encerrou suas atividades, foi interpelado pelo rabino: “Qual é o segredo para conseguir equilibrar-se?”
            O equilibrista perguntou: “Para onde é que você acha que se deve olhar para encontrar equilíbrio?”
            O rabino respondeu: “Com certeza não é nem para o chão nem para a corda”.
            “Correto” completou o equilibrista, “devemos olhar sempre para os marcos no final da corda”. 
            Ou seja, o ato de pensar não pode estar comprometido com o imediatismo do próximo passo. Assegurar-se de que o próximo passo será correto ou errado é similar a olhar para a corda. Compromete-se assim a caminhada maior que deve estar sempre vinculada à meta estratégica, ao poste no final da corda.
Qualquer iniciante sabe que são os momentos de virada, quando permanecemos sem o referencial diante de nós, que representam os momentos-chave para a manutenção do equilíbrio e para que, a contento, possamos levar ao final o processo de escolha.
Atravessar a corda bamba do pensamento, sem cair por conta do próprio desequilíbrio, diz respeito ao questionamento dos interesses menores e imediatos, ao próximo passo na corda, por conta do objetivo maior de concluir com sucesso a travessia no trapézio do pensar.
Até porque, como diria o filósofo Pablo Capistrano, “o Estado, não é um animal doméstico. É uma fera selvagem, que tritura e devora, na mesma vala comum de miséria moral, aqueles que ousam aproximar-se de suas garras”. 
Por outro lado, ainda bem que toda crise é uma benção, porque nos indica que temos que abandonar o cadáver de nossas desilusões e trocá-lo pela inquietante lufada de ar do imponderável.
A propósito, diga-se de passagem, qualquer cidadão (principalmente governantes e gestores) deve sempre saber justificar suas escolhas.  
Compartilho, objetivamente, a perspectiva que antevejo para o futuro do Rio Grande do Norte, a partir das condições dadas nos dias atuais; com as ações que nascerão do planejamento conjunto das ações do governo estadual e do setor produtivo, previstas no Programa MAIS RN.
Prestem atenção a essa movimentação!
Estou convicto de que - na terra de Poti - são possíveis transformações dos serviços necessários (públicos/privados) para melhoria da qualidade da vida humana e para a garantia do aperfeiçoamento genético da vida animal e vegetal; serão construídas condições favoráveis à biodiversidade natural / suprimento e potabilidade da água; com a parceria das universidades, serão asseguradas evoluções tecnológicas no transporte, na logística, na saúde pública, na educação (sintonizada com o mundo do trabalho); tudo com a utilização de fontes de energia limpa - já disponíveis.
Ouso afirmar que, em que pese as inúmeras dificuldades do presente, esses condicionantes tornarão, no médio prazo, o Rio Grande do Norte parte integrante do mundo desenvolvido. Ouso igualmente recomendar a atual governadora para agir como se fora uma eterna aprendiz, com humildade, sabedoria e paciência: pensar grande para, no longo prazo, inscrever o seu nome na história, como Estadista.
Sem medo de ser feliz, porque feio mesmo é não lutar pelo sonho coletivo, pelo que se acredita ser o mais justo e o mais correto. E, sem dúvida nenhuma, o sonho não apenas não acabou, como está cada vez mais perto de se tornar vida.
Resumo da Ópera: como diz Gabriel, o Pensador: “nenhuma rua é sem saída quando se sabe olhar para trás”.
A hora é agora.
 Rinaldo Barros é professor – rb@opiniaopolitica.com

--
O SITE AGORA OFERECE CURSOS 24 HORAS, COM CERTIFICADO. 
ATUALIZE SEUS CONHECIMENTOS

domingo, 26 de maio de 2013

Extremoz, no Rio Grande, a partir do dia 10, terá festa de arromba!

Durante os seis dias de festa junina do município o público conviverá com uma cidade cenográfica especialmente planejada
 
Foto cartaz/Divulgação
Com o tema “Extremoz te convida; Santo Antonio te espera”, o município está organizando seis dias de festa junina, que ocorrerá de 10 a 15 de junho, na Arena Cultural Estrela do Mar, com atrações variadas, entre elas as bandas Dedin Gouveia, Farra de Rico, Ferro na Boneca, Forró Pegado, Reginaldo Rossi e Solteirões. A festa começa todos os dias às 16h, se estendendo até a madrugada.
 
Além dos shows, durante todos os dias de festa haverá trio de sanfoneiros, brincadeiras infantis, como gato no pote, corrida de saco e corrida do ovo, grupos folclóricos, Casa do Sanfoneiro, Rancho do Povo, apresentação da Banda Municipal, quadrilhas estilizadas, Trio Guajirú, Banda Pé de Urtiga, quadrilha Matuta, Xote das Meninas, Dança do Coco, Maculelê, Trio Santa Maria, Forró no Couro, Forró Riqueza, Capoeira Nossa Terra, Xamego Novo, Quadrilha Destaque, Alvimar Farias, Boi de Reis, chegada do Trem do Grude, Trio Bochecha, entre outras.
 
Durante os seis dias de festa o visitante poderá conviver com uma cidade cenográfica que contém capela, sapataria, farmácia, lojas variadas, sapateiro, costureira, Casa do Artesão, bares, Casa do Grude, restaurantes, etc. Já na entrada da cidade serão recebidos na Casa do Sanfoneiro, com muito forró e um telão com filme sobre Santo Antonio.
 
Feira
 
Durante o evento o município irá realizar a “1ª Feira de Negócios de Extremoz”, visando o aquecimento da economia local, oportunizando geração de emprego e renda por meio de novos negócios. A iniciativa soma-se ao favorecimento do turismo religioso, o artesanato e a gastronomia da cidade. (LS).
 
CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

 
DIA 10 – SEGUNDA
16:00hs - ABERTURA DA FEIRA DE NEGÓCIOS
17:00hs – TRIO DE SANFONEIRO (Espaço Cultural Da Feira)
17:00hs – BRINCADEIRAS INFANTIS (Gato No Pote/Corrida De Saco/Corrida Do Ovo)
18:00hs – CONCENTRAÇÃO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS NA PRAÇA FRANCISCO RÊGO;
19:30hs – CORTEJO DOS GRUPOS FOLCLÓRICOS DESCENDO A RUA ARRASTA PÉ;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NA CASA DO SANFONEIRO;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NO RANCHO DO POVO;
20:30hs - APRESENTAÇÃO DA BANDA MUNICIPAL (Tocando Hino Nacional Estilizado);
21:00hs – ATRAÇÃO CULTURAL – DANÇA GUERREIRA DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
21:30hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL – GINGAFRICA – FORRÓ DO ESPANTALHO
22:00hs – QUADRILHA ESTILIZADA – ARRAIA EMPURRA O BURRO E ARRAIA DE RAIZES;
22:30hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL LOCAL;
00:00hs – APRESENTAÇÃO DA BANDA DEDIN GOUVEIA
 
DIA 11 - TERÇA      
16:00hs - ABERTURA DA FEIRA DE NEGÓCIOS;
17:00hs – TRIO DE SANFONEIRO (Espaço Cultural Da Feira);
17:00hs – BRINCADEIRAS INFANTIS (Gato No Pote/Corrida De Saco/Corrida do Ovo);
19:00hs – QUADRILHA MATUTA INFANTIL;
19:30hs – APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA – XOTE DAS MENINAS;
20:00hs – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA ARRAIA DO MANGUEIRÃO;
20:00hs – TRIO DE SANFONEIRO NA CASA DO SANFONEIRO;
20:30hs – APREENTAÇÃO FOLCLÓRICAS - DANÇA DE COCO DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
20:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NO RANCHO DO POVO;
21:00hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL – AFOXÉ DAS SENHORAS DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
21:30hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL DE MARACATU DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
22:00hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL LOCAL;
00:00hs – APRESENTAÇÃO DA BANDA FARRA DE RICO 
 
DIA 12 - QUARTA  
16:00hs - ABERTURA DA FEIRA;
17:00hs – TRIO DE SANFONEIRO (Espaço Cultural Da Feira);
17:00hs – BRINCADEIRAS INFANTIS (Gato No Pote/Corrida De Saco/Corrida do Ovo);
19:30hs – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA ESTILIZADA;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NA CASA DO SANFONEIRO;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NO RANCHO DO POVO;
20:00hs - APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA ESTILIZADA;
21:00hs – APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA – MACULELE;
21:30hs - APRESENTAÇÃO DO TRIO SANFONEIRO NO PALCO;
22:30hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL LOCAL
00:00hs – APRESENTAÇÃO DA BANDA FERRO NA BONECA.
 
DIA 13 - QUINTA   
16:00hs - ABERTURA DA FEIRA DE NEGÓCIOS;
17:00hs – TRIO DE SANFONEIRO (Espaço Cultural Da Feira);
17:00hs – BRINCADEIRAS INFANTIS (Gato No Pote/Corrida De Saco/Corrida do Ovo);
19:30hs – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA ESTILIZADA ARRAIA DOS GAIATOS;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NA CASA DO SANFONEIRO;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NO RANCHO DO POVO;
20:00hs – APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA NOSSA TERRA;
20:30hs - APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA ESTILIZADA EU TU + TIGO;
21:00hs – APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA AFOXÉ DAS SENHORAS DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
21:30hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL DE ARACATU;
22:00hs - APRESENTAÇÃO DO TRIO DE SANFONEIRO;
22:30hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL LOCAL;
00:00hs – APRESENTAÇÃO DA BANDA FORRÓ PEGADO.
 
DIA 14 – SEXTA
16:00hs - ABERTURA DA FEIRA DE NEGÓCIOS;
17:00hs – TRIO DE SANFONEIRO (Espaço Cultural Da Feira);
17:00hs – BRINCADEIRAS INFANTIS (Gato No Pote/Corrida De Saco/Corrida Do Ovo);
19:00hs – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA ARRAIÁ VAI QUEM QUER;
19:30hs – APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA DESTAQUE
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NA CASA DO SANFONEIRO;
19:30hs – TRIO DE SANFONEIRO NO RANCHO DO POVO;
20:00hs - APRESENTAÇÃO DE QUADRILHA AS QUENGAS DE ESTIVAS;
21:00hs – APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA DANÇA GUERREIRA DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
21:30hs - APRESENTAÇÃO DO TRIO SANFONEIRO NO PALCO;
22:30hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL LOCAL;
00:00hs – APRESENTAÇÃO DE REGINALDO ROSSI NO PALCO.
 
DIA 15 – SABADO
16:00hs - ABERTURA DA FEIRA DA FEIRA DE NEGÓCIOS;
17:00hs – TRIO DE SANFONEIRO (Espaço Cultural Da Feira);
17:00hs – BRINCADEIRAS INFANTIS (Gato No Pote/Corrida De Saco/Corrida Do Ovo);
19:00hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL BOIS DE REIS GUAJIRU DA FUNDAÇÃO DE CULTURA;
 19:00hs – QUADRILHA IMPROVISADA COM TRIO DE SANFONEIRO
19:30hs – CHEGADA DO TREM DO GRUDE;
21:00hs – APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA DO BOI DE REIS;
21:30hs - APRESENTAÇÃO DO TRIO BOCHECHA NO PALCO;
22:30hs – APRESENTAÇÃO CULTURAL LOCAL;
00:00hs – APRESENTAÇÃO DA BANDA SOLTEIRÕES
 
Leonardo Sodré


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN.com em 5/26/2013 09:50:00 AM

Bosco ficou surpreso com as origens do parceiro de Luiz Gonzaga, o caicoense Severino Ramos,

  
Por João Bosco de Araújo
Jornalista  boscoaraujo@assessorn.com  
 
Que o compositor seridoense Severino Ramos foi o principal parceiro musical de Luiz Gonzaga em terras potiguares, todos já sabem. Também é notícia que o potiguar - agora celebridade - nasceu em Caicó na segunda década do século 20, em 1922, embora seu registro civil seja um paraibano, de Campina Grande. Porém o que ninguém sabe, ou sabia, é que Severino Ramos nasceu na comunidade rural Umbuzeiro, município de Caicó.
 
Este blogueiro-jornalista está surpreso, porque tendo origens no Umbuzeiro, onde as raízes familiares de meu pai Pedro Salviano são todas dessa localidade, e vivi toda a infância e adolescência entre a cidade e o sitio, distante cerca de 25 km do centro de Caicó, mas nunca soube do compositor e poeta.
 
Nem mesmo o jornalista Orlando Rodrigues Caboré, que tem livros escritos com referências marcantes da região nunca me contou sobre as origens do parceiro famoso de Gonzagão que faleceu já neste século, octogenário, em 2003.
 
Confesso que não me conformo por tamanha ignorância, porém estarei incumbido na proposta de pesquisar o fato que me foi relegado através do amigo e companheiro caicoense Revil Alves. Aliás, Dr. Revil já me adiantou que o produtor musical Zé Dias, em Natal, já se interessou pela descoberta das origens familiares do compositor potiguar que se tornou paraibano pelas circunstâncias da vida. Quem também está buscando mais sobre o assunto é o radialista e poeta Djalma Mota, agora vereador em Caicó.         
 
Juntos e com a colaboração do Instituto de Genealogia do Rio Grande do Norte iremos dar resposta a essa incógnita. Por isso, quem for da região seridoense ou de Campina Grande e saiba sobre a família de Severino Ramos - foi por volta de 1950/51 que ele foi embora para o Rio de Janeiro -, que nos responda por esta página que estaremos gratos pelo resgate da memória histórica.
 
Em relação ao registro civil de nascimento, era comum na época e até pouquíssimo tempo, o brasileiro e principalmente o sertanejo rural ter apenas o registro de batismo, que por força de sua necessidade já adulto o próprio retirava no cartório.
 
Tenho como exemplo o meu pai, que me contou ter providenciado o seu próprio registro dando o seu sobrenome, e dos irmãos, ao nome do pai dele que se chamava Salviano. De nome de batismo Pedro Irineu passou a ser Pedro Salviano, e os irmãos Manoel, Francisco e Maria também todos com sobrenome Salviano, das raízes do Umbuzeiro, agora também terra de um dos ícones do cancioneiro do Rei do Baião.


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN.com em 5/26/2013 02:13:00 PM

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Olhem aí que beleza pura!


A população nativa de pele negra das Ilhas Salomão ao leste de Papua-Nova Guiné tem intrigado os cientistas há décadas, com seu cabelo loiro. Fonte: Postagem de Luiz Simonetti Gomes no Facebook.
A população nativa de pele negra das Ilhas Salomão ao leste de Papua-Nova Guiné tem intrigado os cientistas há décadas, com seu cabelo loiro.