quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Receita implanta selo fiscal na água mineral para garantir procedência e combater clandestinidade

Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 15h52

A comercialização e o consumo de água mineral na Paraíba terão garantia de procedência. A partir desta quinta-feira (1º), a Secretaria de Estado da Receita passa a exigir o selo fiscal nos vasilhames de 20 litros de água mineral e da água adicionada de sais das empresas envasadoras do Estado e das demais unidades da federação, que destinem seus produtos ao Estado. Com a implantação nesta quinta-feira, a Paraíba será o terceiro Estado do Nordeste a disciplinar a venda da água mineral.
O secretário de Estado da Receita, Rubens Aquino, afirmou que a medida não atinge apenas o aspecto fiscal na venda da água mineral, mas combate a concorrência desleal no segmento, ao estabelecer regras mais rígidas e claras da comercialização do produto no mercado paraibano, sem falar ainda na questão sanitária ao garantir a procedência. “A implantação do selo fiscal na água mineral é mais uma conquista para a sociedade paraibana, pois foi construída de forma coletiva e por meio de um consenso entres as diversas entidades do setor público e privado”, destacou.
O gerente operacional de Substituição Tributária da Secretaria de Estado da Receita, Sidney Watson, disse que somente os vasilhames de 20 litros que estão em estoque no comércio poderão ser vendidos durante os 30 dias de setembro sem o selo fiscal. “No calendário estabelecido, no dia 1º de setembro, a exigência do selo fiscal será apenas das empresas envasadoras. A partir de 1º do outubro tanto as envasadoras quanto as distribuidoras e os estabelecimentos varejistas serão obrigados a comercializar o produto com o selo afixado no garrafão, caso contrário o vasilhame será apreendido e a empresa sujeita às multas previstas em lei”, revelou Sidney.
O presidente do Sindicato das empresas envasadoras da Paraíba de água e de adicionais de sais, José Carlos da Cunha Lima, afirmou que a medida vai trazer benefícios à saúde da população paraibana e combater a venda do produto por clandestinos e a concorrência desleal no segmento.
“Atualmente, existe uma proliferação de água mineral de 20 litros sem uma garantia do controle. O selo vai possibilitar esse mecanismo aos órgãos competentes de fiscalização. A medida será bem vinda porque vai controlar tanto a água consumida internamente como a oriunda de outros estados. A água mineral é um produto nobre, mas de fácil contaminação. Essa exigência é também uma proteção para as empresas legalizadas do mercado interno contra a vinda de produtos clandestinos, sem autorização das agências de vigilâncias sanitárias e das secretarias de Fazenda de outros estados”, observou José Carlos.
O promotor do consumidor do Ministério Público do Estado, Francisco Gualberto Bezerra, elogiou a nova medida do Fisco Estadual, que ganha instrumento importante nas ações de fiscalização. “A obrigatoriedade do selo fiscal nos vasilhames de 20 litros nos possibilita uma fiscalização mais eficiente tanto na inspeção das empresas envasadoras como do comércio varejista”, frisou.
Raquel Lima, gerente técnica do setor de Água para o Consumo Humano, Alimentos e Toxicologia da Agência Estadual de Vigilância Sanitária do Estado (Agevisa), disse que o segmento passa a ter controle sanitário também com a exigência do selo fiscal. “Para obter o alvará sanitário na Agevisa, as empresas envasadoras terão de estar de acordo com a legislação em vigor, como as resoluções 54 e 173 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que disciplina o segmento. A obrigatoriedade do selo será uma medida benéfica para a sociedade paraibana”; frisou.
Além da Secretaria da Receita Estadual, o selo holográfico que passa a ser exigido nos vasilhames de 20 litros contou com a participação do Sindicato das Empresas Envasadoras de Água Mineral e de Adicionais de Sais da Paraíba, da Agevisa e do Ministério Público (Promotoria do Consumidor).
Para afixar o selo, as empresas envasadoras deverão estar em dia com as obrigações tributárias e com a autorização sanitária da Agevisa. Na Paraíba, atualmente existem 14 empresas do segmento entre envasadoras de água mineral e de adicionais de sais. O garrafão de 20 litros é mais consumido no Estado, porém, é o de menor controle.
Sidney Watson disse que com uma simples consulta pela internet o consumidor poderá conferir a procedência da água mineral e da adicionada de sais. No endereço www.receita.pb.gov.br/consultadoselo, é preciso apenas digitar a numeração (incluindo as três iniciais) presente no selo e fazer a pesquisa. “Será mais um mecanismo de fiscalização direcionado ao consumidor. Ele vai conferir se aquela água mineral consumida naquele estabelecimento é legal”, acrescentou.

Fonte: SECOM/Governo da Paraíba.

 

Programa do Governo mostra que produzir leite é bom negócio para agricultor familiar do Baixo Paraíba

 

Segunda-feira, 29 de agosto de 2011 - 12h40
A pecuária leiteira do Baixo Paraíba, compreendendo 12 municípios, tem predominância da agricultura familiar. Com o apoio da Emater, empresa de extensão rural vinculada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), os criadores apostam no crescimento dessa atividade, que se consolidou a partir da implantação do programa de aquisição do leite pelo Governo do Estado.
A região tem 2.136 propriedades e um rebanho de 75.680 cabeças bovinas. O município com maior número de bovinos é Itabaiana, com 11.871 animais e 251 criadores cadastrados e acompanhados pela Emater Paraíba. Itatuba é o segundo município a se destacar, com 232 criadores, rebanho de 10.523 animais (sendo 2.124 matrizes), e produção mensal de 200 mil litros no período do inverno.
O agricultor familiar José Martins de Vasconcelos, dono da Fazenda Sipaúba, de 61 hectares, em Itatuba, é um modelo de criador predominante na região. Seu criatório é formado por gado da raça mestiço de holandês para a produção de leite. Ele trabalha com a família e, quando há necessidade, contrata mão-de-obra terceirizada na região.
Seguindo as orientações da Emater, que o acompanha levando as tecnologias e o manejo adequado para a boa produção de leite, José Martins cria vinte e duas vacas e um reprodutor, sendo que no momento apenas oito vacas estão com novas crias. São feitas duas ordenhas diárias.
Afora o leite comercializado com o governo e a indústria de laticínio, o criador também trabalha com o fabrico de queijo de coalho e manteiga, num sistema de produção que é seguido por outros da região. Para inovar, José Martins passou a preparar queijo com condimentos, dando um sabor diferenciado, com o quilo sendo vendido a R$ 12,00.
O criador tem preocupação com a preservação ambiental, mantém uma reserva legal e faz plantio com algaroba para utilizar na construção de cerca dos currais. Para manter a ração dos animais mesmo em período de longas estiagens, faz armazenamentos em silos trincheiras. Exemplo seguido pelos seus dois vizinhos, Severino Rodrigues da Costa, da Fazenda Boa Sorte, e José Serapião, da Fazenda Jaty.
Associação – O coordenador regional da Emater Paraíba em Itabaiana, Paulo Emilio e o médico veterinário Jocemar Vieira acompanham os trabalhos dos criadores. No caso de Itatuba, tudo é acompanho pelo o extenionista rural do escritório local, Geogles Dantas Rocha.
Os criadores fundaram a Associação de Produtores de Leite de Itatuba, com 42 associados, dos quais 36 estão inseridos ao Programa do Leite da Paraíba. A média de produção mensal local é de 200 mil litros de leite.
Parte da produção é vendida à fábrica Natural Gurt, do município de Pilar. O leite é armazenado em um tanque de resfriamento e recolhido pela indústria de beneficiamento a cada dois dias. Outra indústria, com sede em Campina Grande, também compra o excedente, de modo que existe mercado garantido, o que leva todos a acreditar nessa atividade.
Como a aquisição do leite pelo Governo, mesmo com a garantia do preço, o criadores lutam para obter uma cota maior, tendo em vista que, participando do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e com a assistência técnica da Emater, melhorou a qualidade das matrizes bovinas, aumentando assim a quantidade de leite produzido por dia. “O excedente da produção acaba sendo comercializado para o mercado aberto, a um preço inferior ao pago hoje pelo programa do governo”, disse José Martins.
Produção de queijo – Uma alternativa adotada pelos produtores leiteiros de Itatuba para comercializar a produção excedente é a fabricação artesanal de queijo de coalho, qualificado como um dos melhores da região (segue orientação da Emater para boas práticas de higiene). O município produz uma média diária de 250 quilos de queijo, que são comercializados nas cidades da região, Campina Grande, João Pessoa e no estado de Pernambuco.
Outro tipo de queijo bastante apreciado pelo mercado é o queijo de coalho mesclado com diversos temperos, condimentos e ingredientes como carne de sol desfiada, carne de charque picada, calabresa, presunto e verduras. Esse tipo de queijo chega a ser vendido a R$ 13,00, o quilo.
Os extensionistas da Emater acompanham o processo de fabricação, no qual se adiciona, ao leite in natura, cerca de sete mililitros de coalho para dez litros de leite. Depois de cinco a dez minutos, estará formada a coalhada, que é prensada para separar a massa do soro. Em seguida, a massa é coada, salgada e colocada na prensa para liberar o restante do soro e dar forma ao queijo. Todo o processo, segundo o engenheiro agrônomo Geogles Dantas Rocha, demora uma hora.
Existem criadores, como é o caso de Lucinaldo Alves da Silva, da comunidade Jurema, que não utilizam a prensa para acelerar a liberação do soro da coalhada, mas fazem o processo lentamente, com o uso de sal grosso na superfície.

Fontre: SECOM/ Governo da Paraíba.

A índia que nunca tomou cana.



-- ONG afirma ter localizado no Brasil mulher mais velha do mundo
France Presse
Publicação: 30/08/2011 14:27Atualização:
 (AFP)
A organização Survival International afirmou nesta terça-feira (30/8) ter localizado no Brasil uma indígena brasileira que, prestes a completar 121 anos, seria a pessoa mais velha do mundo.

Maria Lucimar Pereira pertence à tribo dos Kaxinawá, que habitam a Amazônia ocidental, na fronteira com o Peru. Sua certidão de nascimento, aprovada pelo registro civil brasileiro em 1985, mostra que ela nasceu no dia 3 de setembro de 1890.

Segundo o Grupo de Pesquisa Gerontológica de Los Angeles (Califórnia, EUA), no entanto, a mulher mais velha do mundo é atualmente uma americana, Betty Cooper, que no dia 26 de agosto completou 115 anos.

A idosa brasileira pensa em passar seu aniversário de 121 anos, no próximo sábado, junto com sua família, e atribui sua longevidade ao saudável estilo de vida que leva, informou a Survival International em um comunicado.

Maria Lucimar se alimenta apenas de produtos naturais procedentes da selva amazônica, em particular carne assada, macaco, peixes, aipim e banana, e sua dieta não contém sal ou açúcar. Tampouco usa sabão e outros produtos industriais.

O diretor da organização de defesa dos direitos dos indígenas, sediada em Londres, Stephen Corry, está convencido de que o segredo de sua longevidade está nesta forma de vida. "Muitas vezes somos testemunhas dos efeitos negativos que as mudanças forçadas podem ter nos povos indígenas. É reconfortante ver uma comunidade que manteve fortes vínculos com sua terra ancestral e desfrutou dos inegáveis benefícios disso", afirmou.

Apesar de sua idade avançada, Maria Lucimar Pereira goza de boa saúde e se mantém relativamente ativa, segundo o líder de sua tribo, Carlos, que acredita ter quatro pessoas com mais de 90 anos entre uma população de 80 habitantes.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Programa implantará 33 projetos para qualificar educação estadual e ampliar oferta de vagas


Segunda-feira, 29 de agosto de 2011 - 11h06
Com 33 projetos em diversas áreas e R$ 250 milhões em investimentos, o Plano de Gestão “Paraíba faz Educação” pretende qualificar o professor, dar segurança à escolas, ampliar oferta de ensino, fazer inclusão digital e difundir programas de gestão e incentivo na rede escolar.
O Plano de Gestão foi lançado na segunda-feira (22) e inclui a realização ainda neste ano de um concurso público para preenchimento de 1.040 vagas para professores do Ensino Médio.
Foram instituídos os prêmios Gestor Exemplar, que vai premiar 100 escolas que atingirem os melhores índices de aprendizagem do Ideb e IdePB, e o Professor Exemplar, que vai conceder o 14º salário aos professores e aos funcionários que apresentarem práticas inovadoras nas escolas.
Os projetos
  • Caminhos da Gestão Participativa – acontece desde março e visa estreitar as relações institucionais entre a SEE, as Gerências Regionais de Educação e as escolas de todo o Estado. “Nossa equipe percorreu as regionais de ensino e visitou muitas escolas onde recolhemos, conhecemos, discutimos e percebemos a realidade do Estado, pois partimos do princípio de que não podemos construir uma educação que realmente opere mudanças se não conhecemos a realidade específica de cada região”, destacou. A meta do projeto é visitar as 1.036 escolas da rede estadual de ensino. Para este projeto, estão sendo investidos R$ 45 mil.
  • Educador Digital, que pretende capacitar os professores da rede estadual de ensino, utilizando a metodologia do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). A meta deste programa é oferecer a inclusão digital a 23 mil professores da rede estadual de ensino, até 2014. Os professores que participarem do curso receberão um netbook. Nesta primeira etapa do projeto, que terá início neste ano de 2011, serão investidos R$ 4,9 milhões.
  • Educação em Movimento – traz ações complementares que visam enriquecer os processo de ensino e aprendizagem e sustentar as mudanças propostas como consequência das boas experiências. Segundo Márcia, são projetos que trazem para a escola as necessidades apontadas pelas pessoas.
  • Plano Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas – pretende promover estratégias voltadas para a construção de diálogos e ações de enfrentamento aos diferentes tipos de violência, fortalecendo a cultura de paz em defesa dos Direitos Humanos e da cidadania da criança, do jovem e do adulto no ambiente escolar. Para isso possui parcerias com diversas representações do poder público e sociedade civil. O Plano estará em permanente construção, para atender melhor os interesses da população, fortalecendo a integração entre escola e comunidade. O plano teve início em maio de 2011 e tem um investimento da ordem de R$ 50 mil. “A violência é uma questão que precisamos encarar”, disse Márcia Lucena.
  • Assinaturas de periódicos para professores da rede pública – serão 24 mil assinaturas de periódicos educacionais, a partir de outubro de 2011, com um investimento de R$ 1,6 milhão.
  • Programa Primeiros Saberes da Infância – iniciado em março de 2011, busca fortalecer o trabalho dos professores de 1º ao 5º ano, no intuito de desenvolver a competência de pleno domínio da leitura, escrita e de cálculo, para que, ao final do 5º ano, estejam efetivamente alfabetizados. A meta do programa é atender 74.031 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental distribuídos em 539 escolas no Estado. O investimento para este programa é de exatos R$ 1.146.369,00.
  • Revisitando os Saberes – programa visa que atender, no contraturno, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino que apresentem necessidades de fortalecer a aprendizagem no cotidiano escolar e/ou que estejam em distorção idade-série. O programa já está acontecendo desde março de 2011 e tem um investimento da ordem de R$ 924.920,00.
  • Programa de Formação Continuada dos Conselhos Escolares – oferece formação continuada para estes conselheiros, visando o fortalecimento dos mecanismos de democratização da escola. Este projeto será iniciado em setembro de 2011 e terá um investimento de R$ 150 mil. “Vamos capacitar todos os conselhos escolares da rede estadual para que o diretor da escola tenha o apoio do conselho e para que esse conselho saiba exatamente qual o seu papel”, explicou Márcia Lucena.
  • Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) – oferecerá cursos de formação inicial e continuada para os professores da rede, no período de setembro a dezembro de 2011. Serão formados 360 professores da educação básica nas 12 gerências regionais, num investimento da ordem de R$ 41,8 mil.
  • Formação Inicial e Continuada no Sistema Braille – para professores da rede, visa promover a inclusão social da pessoa com deficiência visual, subsidiando sua prática pedagógica no atendimento a esse público. A formação acontecerá de setembro a dezembro de 2011 e tem como meta capacitar 220 professores que atuam em salas de recursos multifuncionais, nas Gerências Regionais de Educação. O investimento do governo será de R$ 41,8 mil.
  • Cursos de formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE), para professores de Salas de Recursos Multifuncionais. Estes cursos acontecerão de setembro a dezembro de 2011 e têm como meta atender 100% dos professores da rede estadual de ensino, num investimento de R$ 41,8 mil.
  • Apoio à Expressão Juvenil “Se sabe de repente” – visa promover, por meio de oficinas pedagógicas, a discussão de temas importantes para adolescentes e jovens, como violência, sexo, promoção à saúde, cultura, esporte, trabalho e tecnologia, em espaços educativos que permitam formas próprias de interação, expressão e participação das diferentes juventudes na sociedade. O projeto será implantado a partir de outubro de 2011 nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio e terá um investimento de R$ 8 mil. “A juventude precisa ser vista, ouvida e cuidada por todos nós, por isso promoveremos um diálogo intregeracional”, disse Márcia Lucena.
  • Memória do Povo da Paraíba – tem o objetivo de reconstruir e registrar a memória do povo paraibano por meio do relato das suas histórias, contadas pelos estudantes do Ensino Médio, em parceria com UEPB, UFPB e UFCG. O projeto será realizado em 26 escolas, sendo nove em cada mesorregião do Estado, no período de outubro a dezembro de 2011, com um investimento de R$ 189 mil.
  • Curso de Formação em Educação do Campo (Partilhando Saberes, Cultivando Identidades) – para formar agentes multiplicadores em educação do campo em cada Gerência Regional de Educação do Estado. A meta é qualificar 137 profissionais da Escola do Campo da Rede Estadual de Educação, no período de outubro a dezembro de 2011, num investimento de R$ 70,9 mil. “Este projeto está sendo desenvolvido também na Secretaria de Agricultura, pois envolve a questão da agricultura familiar e das hortas nas escolas”, disse Márcia Lucena.
  • A Cor da Cultura – serão formados profissionais da educação sobre a temática das relações etnicorraciais, em parceria com a Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). O projeto tem como meta formar 40 profissionais multiplicadores da rede estadual de educação, na temática da educação para as relações etnicorraciais, em setembro de 2011. Para tanto serão investidos R$ 29,6 mil.
  • Formação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania: Uma Escola sem Violência, Homofobia e Racismo – pretende promover formação aos profissionais da Educação Básica com foco em direitos humanos, nos processos de educação formal e não-formal, de ações e programas voltados para o exercício da cidadania, o respeito e a valorização da pluralidade e diversidade cultural e social. Serão capacitados 60 multiplicadores, professores da educação básica, técnicos em educação, gestores escolares e representantes das Gerências Regionais de Educação, no período de setembro a dezembro de 2011. Serão investidos quase R$ 250, mil neste projeto.
  • Educação para as Relações Etnicorraciais – curso que capacitará professores, gestores e técnicos da educação básica para a implantação dos conteúdos de história e cultura afrobrasileira e africana no currículo escolar. Cerca de 1.200 professores, técnicos e gestores da rede estadual, no período de setembro a dezembro de 2011, participarão do curso, que teve um investimento de R$ 138,2 mil.
  • Prêmio Estadual de Educação para Equidade Racial João Balula – estimulará e fortalecerá a reflexão crítica dos estudantes das escolas públicas estaduais de Ensino Médio sobre as relações etnicorraciais dentro das atividades desenvolvidas, premiando trabalhos nas categorias de Ensaio Fotográfico e Documentário. Serão premiados 24 estudantes, sendo 12 trabalhos por categoria, no período de setembro a dezembro de 2011. O investimento do governo neste prêmio é de R$ 51,9 mil.
  • Coros Juvenis e Infantis do Estado da Paraíba – pretende criar corais de vozes que sirvam de celeiro para o desenvolvimento da arte do canto entre as crianças e jovens da rede estadual de ensino, bem como promover a capacitação de professores e regentes interessados em canto coral. Por meio deste projeto será estruturada uma Rede de Coros com crianças e adolescentes selecionados nas escolas da rede estadual da Paraíba, a partir do segundo semestre de 2011. O investimento para esta ação será de R$ 363,7 mil.
  • Seminário Regional “Promoção da Equidade de Gênero: E a Escola com Isso?” –objetiva contribuir para a redução da desigualdade de gênero e a promoção da cidadania das mulheres, respeitando as diversidades em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e não sexista, fortalecendo ações intersetoriais, no âmbito do Governo do Estado. Serão promovidos 12 Seminários Regionais com gestores e profissionais da Educação que suscitem reflexões e ações para o enfrentamento ao preconceito e a discriminação de gênero nas Escolas da Rede Estadual, no primeiro semestre de 2012, com um investimento da ordem de R$ 120 mil.
  • Programa Mais Educação – implantação de 239 escolas de Tempo Integral no Ensino Fundamental neste semestre de 2011, e 36 do Ensino Médio Inovador, em 2012, com investimentos de R$14 milhões.
Outra metas
Concurso – O edital para o processo seletivo simplificado para a escolha dos gerentes das Regionais de Educação será publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial do Estado (DOE). Esta é uma das ações que foram anunciadas pelo governador Ricardo Coutinho nesta segunda-feira (22), como parte do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”. A iniciativa visa à qualificação técnica de gerenciamento dos processos e políticas públicas da Educação. A inscrição para os interessados será de 29 de agosto a 06 de setembro de 2011 e as entrevistas serão realizadas de 20 a 23 de setembro deste ano. A relação dos aprovados e indicados para lista tríplice será publicada no dia 28 de setembro de 2011.
Formação Continuada para profissionais da rede estadual de ensino – O foco será dado nas cinco áreas de conhecimento: ciências humanas, ciências naturais, linguagens e suas tecnologias, qualificação profissional e participação cidadã, com uma carga horária total de 128 horas, sendo 32 presenciais, aos sábados, e 96 não presenciais, visando à melhoria da prática docente, da qualidade de ensino e da elevação e superação dos indicadores da aprendizagem (Ideb, IDEPB, Saeb e Enem). A meta é atender 23 mil profissionais da Educação no período de setembro a dezembro de 2011, com investimento de R$ 8,8 milhões.
Implantação de 12 Centros Estaduais de Formação de Profissionais da Educação – O intuito é ampliar a estrutura física e de apoio pedagógico para a execução das Ações de Formação da Rede Estadual. A meta do Governo do Estado é implantar um centro em cada Gerência Regional de Educação, a partir de 2012, com investimentos de R$ 31 milhões.
Alfabetização de jovens, adultos e idosos – Os instrumentos para isso devem favorecer o conhecimento e a inserção no mundo do trabalho. A iniciativa será desenvolvida a partir dos eixos norteadores da Educação do Estado da Paraíba, com a meta de alfabetizar, até 2014, 25% de jovens adultos e idosos, com base nos dados do Censo (2010). O investimento nessa área será de cerca de R$ 15,8 milhões, referentes às ações de 2011/ 2012.
Expansão do Ensino Médio, da Educação Profissional e de projetos pedagógicos – Investimento na infraestrutura das escolas de Ensino Médio e Médio Integrado à Educação Profissional, incluindo: reforma, ampliação de unidades escolares já existentes e construção de laboratórios de prática profissional; construção de 15 Escolas Técnicas Estaduais, contemplando todas as Gerências Regionais de Educação. Além disso, haverá a adequação de sete escolas de Ensino Médio para a Educação Profissional, nos municípios de Bananeiras, Guarabira, Serra Branca, Patos, Cajazeiras, Sousa e Pombal, com a oferta de 4.080 vagas. Também faz parte do Plano de Gestão a oferta de 11.880 vagas em cursos livres na modalidade de educação não formal, com duração variável e abertos à comunidade, independente do nível de escolaridade. Esta ação será iniciada em outubro de 2011, com investimento de R$ 21,7 milhões.
Pré-vestibular Social do Governo do Estado (PBVest) – Beneficiará a mais de cinco mil alunos da rede pública, com o objetivo reforçar e ampliar os conhecimentos para os que pretendam concorrer às vagas dos cursos de graduação por meio de exame vestibular ou de outros processos seletivos. É realizado por pólo, com 360 vídeos-aulas e suporte presencial aos sábados e domingos, disponibilizando, também, material didático impresso. Para o PBVest estão sendo investidos R$ 250 mil.
Linguagens e suas Tecnologias / Matemática – Entre os 33 projetos lançados está o de promover reforço pedagógico para estudantes do ensino médio, inicialmente nessas duas áreas, visando superar dificuldades e melhorar o processo de aprendizagem, com consequente elevação dos índices de avaliação a partir do início de 2012. Os investimentos nesse projeto são da ordem de R$ 615 mil.
Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba e as Metas para a Educação Básica – O objetivo é melhorar os indicadores educacionais e sociais, sobretudo o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB). A meta é avaliar o rendimento escolar de 2011, por meio da aplicação de provas objetivas a 67.362 estudantes da 5ª e 9ª séries e do 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública estadual, com um investimento de R$ 330 mil.
Organização racional dos estabelecimentos de ensino – Visa a otimização de recursos humanos, materiais e financeiros, objetivando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. A finalidade é reordenar as 1.036 escolas da rede estadual em 2011 para a sua implantação no inicio do próximo ano letivo. Para isso, o Estado vai investir R$ 50 mil.
Sistema Integrado de Informações e Serviços da Secretaria de Estado da Educação – No formato online, para implantação nas Gerências Regionais de Educação, a partir de abril de 2012, com investimentos de R$ 500 mil.
Educação Cooperada – Ação integrante dos projetos anunciados, como instrumento de gestão democrática da educação pública, em que as comunidades escolar e local são convocadas a participar das decisões sobre a utilização dos recursos transferidos diretamente às escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (estadual e federal) e outros (PDDE, PDDE/PB, PDE, PNAE), para que os diferentes atores sociais possam contribuir com os espaços de decisão e responsabilização das unidades escolares. Para esse projeto, serão investidos R$ 100 mil.
Gestor Exemplar – O Governo vai premiar 100 escolas cuja gestão promova a permanência e o sucesso do estudante, a participação dos seus profissionais na formação continuada, a elevação dos índices da aprendizagem (Ideb e IDEPB), o enfrentamento à violência na escola, os processos de inclusão, a participação no programa Educação Cooperada, o cumprimento das diretrizes propostas pela SEE, a adimplência na prestação de contas, o zelo pelo patrimônio público e a aquisição de alimento da agricultura familiar superior a 30%, com investimento estimado em R$ 7,2 milhões.
Professor Exemplar – Vai premiar mil profissionais em atuação que apresentem práticas docentes inovadoras e exitosas (leitura, escrita, frequência e participação), que tenham alcançado resultados positivos em relação ao processo de ensino/aprendizagem, considerando temas que envolvam os oitos eixos norteadores da Educação da Paraíba. O período de execução é de agosto a dezembro de 2011, com investimento estimado R$ 1,2 milhão.


Fonte: SECOM/Governo da Paraíba.

Pacto Social avança no interior da Paraíba.

Ricardo Coutinho assina convênios do Pacto Social em Alagoa Grande


Domingo, 28 de agosto de 2011 - 18h27
O governador Ricardo Coutinho assinou quatro convênios com a prefeitura do município de Alagoa Grande, referentes ao Programa Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, no fim da tarde deste sábado (27). Os convênios totalizam investimentos na ordem de R$ 1,6 milhões, dos quais R$ 1,2 milhões são destinados a projetos na área de educação e R$ 400 mil para projetos que contemplam a área de saúde. A solenidade aconteceu em frente à sede da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, onde o governador participou da inauguração da Sala da Transparência Pública.
Na oportunidade, Ricardo Coutinho ressaltou a importância do Pacto Social para os municípios paraibanos. Segundo ele, dentro das perspectivas elencadas na Contrapartida Social desenvolvida no Programa, em aproximadamente cinco anos a Paraíba dará um salto em desenvolvimento. “Lançamos o Pacto Social para intervir positivamente nesse processo. Destinamos R$ 50 milhões para investimento nas áreas de educação e saúde nos municípios paraibanos, dos quais contemplamos 180, de um total de 223 cidades. É um grande passo em busca dessa melhoria dos indicadores sociais e, consequentemente, do desenvolvimento que irá alavancar o Estado paraibano”, revelou.
O governador também avaliou a necessidade de aproximar os governos do Estado e dos municípios, sem considerar partidarismos e alianças políticas. Para tal, se tornou fundamental a criação da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, que, segundo o governador, dá voz e vida aos municípios. “Criamos essa secretaria para que a relação entre os municípios e o Estado pudesse ser mais dinâmica; para que os municípios não precisassem pedir ajuda do Estado mediante articulações políticas, em que o Governo só atende quem o apoia. Na nossa gestão, política é feita de forma diferente. Não estamos aqui para atendermos prefeitos, mas para atender o povo”, frisou Ricardo.
O prefeito de Alagoa Grande, João Bosco Carneiro Jr, também destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Alagoa Grande, elogiando o Programa ‘Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba’. “A posição do Governo do Estado, com o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, de pactuar com os municípios, beneficiará toda a população da Paraíba, independentemente de partidarismo. Com a união entre Estado e prefeituras podemos construir muito mais e atingir as metas de qualidade de vida que o Governo nos cobra na Contrapartida Social”, avaliou.
Investimentos – O primeiro convênio, no valor de R$ 600 mil, é referente à construção de uma unidade escolar na comunidade de Vila São João, com seis salas de aula; o segundo, de R$ 350 mil, será utilizado na construção de outra escola, desta vez na comunidade de Usina Tanques, com duas salas de aula; e o terceiro disponibiliza R$ 250 mil para a construção de mais uma escola, no assentamento Sapé Julião. O quarto convênio, na área de saúde, destina R$ 400 mil para execução de benfeitorias no Hospital Municipal de Alagoa Grande, nos setores de pediatria, enfermaria, centro cirúrgico e policlínica, além da compra de equipamentos para a unidade hospitalar.

domingo, 28 de agosto de 2011

Falta uma homenagem ao Barão de Araruna, natural de Bananeiras.

ASSU  
O barão de ASSU  foi Luiz Gonzaga de Brito Guerra,Era membro do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho de S.Magestade,Comendador da Imperial Ordem de Cristo.
AÇU, conforme retificação ao ANB no "Titulares do Império" por Carlos G. Rheingantz RJ 1960, páginas 112 a 121.
Adendas

Luiz Gonzaga de Brito Guerra, agraciado com o título ( Dec 17.11.1888) de Barão de Assu/Açu. Filho de Simão Gomes de Brito ( Nascido 1790, Campo Grande, RN -  falecido 30.08.1827, filho de Manuel de Anunciação Silva e de Ana Filgueiras de Jesus ) e de Maria Madalena de Medeiros [ nascida 12.03.1795, Acari, RN - falecida 18.04.1867, filha de Manuel Antônio Dantas Corrêa e de Maria José de edeiros ).Simão e Maria Madalena casaram-se em 12.01.1814, no Cariri. Nascido em 27.09.1818, faz. Coroas, da antiga capela de Campo Grande, hoje Augusto Severo, RN e falecido em  06.06.1896, Carnaúba, RN . Bacharel em Direito [PE-1839], magistrado. Juiz Municipal de Órfãos de Natal[1842]. Juiz Municipal dos Termos das Vilas do Príncipe (Caicó) e Acari. Removido para a Vila do Príncipe [1850]. Juiz de Direito da Comarca de Maioridade [27.11.1851 a 06.1858]. Removido novamente para Açu [1858]. Desembargador e Presidente do Tribunal de Relação de Ouro Preto, MG [Carta Imperial de 06.11.1873]. Desembargador da Relação do Ceará.[10.1885]. Ministro do Supremo Tribunal de Justiça [14.12.1885]. Aposentou-se neste último cargo [10.11.1888]. Deputado provincial pelo Rio Grande do Norte [1842-1843, 1846-1847, 1853 e 1856-1857]]. Vice-presidente do Rio Grande do Norte [1868]. Conselheiro de Sua Majestade [04.02.1874]. Cavaleiro da Ordem da Rosa [20.02.1875]. Comendador da Ordem de Cristo [25.06.1881].O barão, foi casado três vezes: a primeira, desconhece-se o nome da esposa, deixando um filho que faleceu na infância e ela do parto; a segunda, com Josefina Augustina da Nóbrega [11.04.1827, Santa Luiza, PB - 15.03.1879, Ouro Preto, MG], filha de José Ferreira da Nóbrega [1776, Santa Luiza, PB- 10.07.1856] e de Francisco Maria do Nascimento [1794, Santa Luzia, PB -]; e a terceira, a 23.11.1881, em Caraúbas, RN, com Maria das Mercês de Oliveira, nascida em 14.05.1858 em Caraúbas-RN e falecida em 02.07.1896, na mesma cidade, a única a usar o título de baronesa de Assu .
Colaboradores:
Regina Cascão - Fonte: Dicionário das Famílias Brasileiras, de Carlos Eduardo Barata e AH Cunha Bueno
Verbete: Assu, Barão de; Assu, Baronesa de; família Brito Guerra
.


Enquanto se relembram e homenageiam os vultos ilustres dos seus conterrâneos, em outras plagas da Paraíba e do resto do Brasil, esquecemos de José Estevam da Rocha, o Barão de Araruna, falecido em 1854. Procuramos saber sobre a existência de uma rua, uma praça, um colégio com o nome dele, mas nada foi encontrado. Pode ser que exista, não é Manoel Luiz Silva, diretor da biblioteca municipal de Bananeiras?
Manoel Luiz está em Maceió/AL, onde foi lançar o seu livro de memórias, o SATUBA. Mas o professor e doutor da UFPB, Marcelo Grilo, disse hoje que deve existir uma foto do Barão de Araruna em Bananeiras. No Rio Grande do Norte, houve o Barão de Assu, que publicamos um trecho biográfico, transcrito do sítio do Instituto de genealogia Brasileiro. Está aí um tema para os estudantes do 1º grau estudar nas escolas. Não confundir o Barão de Araruna, natural de Bananeiras, homem rico, coronel da Guarda Nacional e senhor de terras com o barão homônimo de São Paulo, um elemento cruel. Esse é outro, criador pelos redatores de telenovelas.
Vamos lá, pessoal? Vamos levantar a história desse vulto paraibano?

Governo lança projeto ‘Cidadania é Liberdade’ nesta segunda


 
Domingo, 28 de agosto de 2011 - 10h48
Com o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação profissional e ocupação remunerada aos detentos ou egressos do sistema penitenciário, o Governo do Estado, por meio de parcerias com a iniciativa privada, vai implantar um conjunto de ações voltadas para a educação, a oferta de trabalho, a promoção da saúde e o acesso à cultura. É o “Cidadania é Liberdade”, programa de ressocialização que será lançado pelo governador Ricardo Coutinho às 16h desta segunda-feira (29), em solenidade realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
Na ocasião, Ricardo também assinará decreto regulamentando a Lei 9.430/2011, que obriga as empresas vencedoras de licitação para obras do Governo Estadual a destinar 5% de vagas de emprego para trabalhadores sentenciados. Haverá ainda a institucionalização do “Selo da Ressocialização” – certificação destinada aos parceiros da administração estadual na área da reintegração de apenados.
Pautado em valores éticos e democráticos, o programa cumpre com as responsabilidades do Estado em relação aos que romperam com as regras da convivência social, oportunizando espaços de socialização e políticas públicas inclusivas que os preparampara o retorno ao convívio social.
Para o secretário estadual de Administração Penitenciária, Harrison Targino Harrison, é preciso acreditar na ressocialização. “Além do ganho social, ela pode representar a redução dos índices de reincidência criminal, e essa é a meta do Governo da Paraíba. Um dos maiores desafios é vencer o preconceito e proporcionar a inclusão social de detentos, e as parcerias de empresas e instituições neste programa são um grande passo”, avalia. Segundo ele, ser socialmente responsável transmite solidariedade e humaniza o sistema penitenciário.
Convênios – Serão firmados convênios que levarão o sistema prisional do Estado a um novo patamar de ressocialização. Com a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), a parceria vai beneficiar 5% da população prisional do Estado, oferecendo cursos de qualificação profissional, como operador de microcomputador, instalador hidrosanitário, instalador elétrico residencial, confeccionador de bolas de couro, confeiteiro (pizza) e impressor serigráfico.
Um convênio com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio) também oferecerá cursos de qualificação no preparo de doces e salgados, corte de cabelo, técnicas básicas de manicure e pedicure, preparo de pizzas e, na área cultural, oficinas de violão, dança, artes plásticas e teatro. Detentos e seus familiares terão acesso a esses cursos.
Convênio com a Fundação Cidade Viva vai permitir a realização de cursos de formação de chefe de cozinha, apoio à defensoria jurídica, serviço odontológico e atendimento básico em saúde para a população prisional. O piloto desse convênio será na Penitenciária Júlia Maranhão, o Presídio Feminino de João Pessoa.
Com a Fundação Passos à Liberdade, o convênio prevê a implantação de duas fábricas (confecção de bolsas e confecção de vassouras com garrafa pet) dentro da unidade prisional de Guarabira.
Concurso – Com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será assinado um termo de cooperação para a realização de um concurso de contos e poesias em presídios de Campina Grande. Ao final do concurso, a editora da UEPB lançará um livro reunindo essa produção literária dos detentos.
Para Ivanilda Gentle, gerente de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o ponto alto do projeto é acreditar numa segunda chance. “Entendemos que a ressocialização do preso, seja por meio do trabalho, da educação ou da cultura, é, acima de tudo, acreditar que estamos indo além de cuidar bem do apenado, estamos também preocupados com a o seu retorno ao convívio social. Para isso ocorrer de fato é necessário o envolvimento de toda sociedade”, avalia.
Segundo ela, a ressocialização só é possível quando é dada ao apenado a oportunidade de estudar e trabalhar. “O encarceramento, por si só, não contribui para a humanização, não permite ao violador das regras de convivência social refletir e rever suas atitudes”, conclui Ivanilda Gentle.

SECOM/PB.


Defesa Civil continua entregando cestas básicas a famílias afetadas pelas chuvas

 

Sábado, 27 de agosto de 2011 - 15h29
Cerca de seis mil cestas básicas já foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, a famílias afetadas pelas chuvas esse ano. Neste final de semana, foram entregues mais 300 cestas nas cidades de Puxinanã e Pocinhos, ambas no Agreste paraibano.
Em Puxinanã, as cestas foram entregues na sede do Sindicato Rural do município, enquanto que em Pocinhos as famílias se concentraram no Ginásio de Esportes “O Adrianão”. A organização nas duas cidades foi fundamental para a agilidade dos trabalhos da equipe da Defesa Civil estadual.
Maria Carmelita da Silva Costa, residente no sítio Icó, e Marinalva Araújo Gomes, moradora do sítio Raposa, ambas em Pocinhos, como outras pessoas beneficiadas, foram unânimes em agradecer e disseram que a cesta vem amenizar a dificuldade que estão passando por causa dos danos causados pelas chuvas.
Além de Puxinanã e Pocinhos, as equipes da Defesa Civil estadual, em parceria com as Coordenadorias da Defesa Civil de cada município, já estiveram nas cidades de Mogeiro, São José dos Ramos, Itabaiana, Queimadas, Itatuba, Gurinhém, Ingá, Caaporã e Sapé.
Desde a ocorrência das fortes chuvas que provocaram danos a famílias de vários municípios do Estado, o Governo do Estado, com o Governo Federal, a liberação de dez mil cestas básicas.
O gerente executivo de apoio logístico da Defesa Civil estadual, George Sabóia, disse que a determinação do Governo Estadual é atender as todas as famílias. “Para isso, contamos com a colaboração das prefeituras municipais”, enfatizou.

Fonte: SECOM do Governo da Paraíba.

sábado, 27 de agosto de 2011

Sexta, 26 de Agosto de 2011 - 22h03

PB atinge equilíbrio financeiro no 1º semestre

O Tesouro Estadual da Paraíba atingiu equilíbrio entre a receita  e a despesa empenhadas durante o exercício financeiro dos sete primeiros meses de 2011. De janeiro a julho foram arrecadados R$ 3,2 bilhões, contra um total de despesa de R$ 2,8 bilhões. O resultado é o saldo positivo de R$ 429 milhões.
Os dados são do Relatório de Recursos do Tesouro, divulgado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DO). “O desempenho não significa folga no caixa, já que a receita inclui verbas já destinadas para saúde e educação”, destaca o secretário-chefe da CGE, Luzemar Martins.
A Contadoria Geral do Estado observa que mesmo voltando aos trilhos do equilíbrio financeiro, as contas públicas da Paraíba continuam apertadas. Do total da receita, pelo menos 20% da arrecadação são para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundeb, indisponíveis para outros setores ou serviços.
Fluxo de Caixa – O Tesouro Estadual é a principal fonte de recursos financeiros do Governo. Ele representa o ‘caixa’ da gestão, composto pela arrecadação de receita de impostos do contribuinte, empréstimos, convênios e demais fontes de renda.
O resultado deste ano contrasta com o alcançado nos sete últimos meses de 2010. De junho a dezembro do ano passado, a despesa do Estado superou a receita arrecadada em mais de meio bilhão de reais. Foram gastos R$ 3,3 bilhões contra uma receita de R$ 2,7 bilhões.
Arrecadação – Mesmo com o fluxo equilibrado, o Estado arrecadou menos do que o previsto no Orçamento Geral do Estado (OGE) para os primeiros sete meses deste ano. De acordo com o relatório, a previsão anual de receita é de R$ 5,9 bilhões.
De janeiro a julho, o Tesouro arrecadou R$ 3,2 bilhões, ficando abaixo do esperado para o período, que era de R$ 3,4 bilhões. “Considerando-se o valor estimado para o ano, a receita, nos sete meses, registrou déficit de estimativa da ordem de R$ 197 milhões”, arrematou Luzemar Martins.
Transparência  – A publicação do Relatório do Tesouro é exigência acordada no Programa de Reestruturação e Ajustamento Fiscal do Estado (PAF), firmado entre o Estado da Paraíba e a União, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mensalmente, o Governo do Estado publica no Diário Oficial do Estado os Anexos 2 e 10 da Lei 4.320, de 17 de março de 1964, e alterações posteriores, do Tesouro.

Da Secom-PB

Se essa onda pega....

Sábado, 27 de Agosto de 2011 - 10h10

'Estudantes achavam orgia prática normal', diz delegada


Depois de ouvir os 20 integrantes, que tem entre 12 e 16 anos, do chamado Congresso do Bulimento, que se reuniam em horário de aula para praticar orgias sexuais em Campo Grande (MS), as delegadas que investigam o caso disseram que os jovens achavam normal praticar sexo, mas sabiam estar errados ao ingerir bebidas alcoólicas.
O caso está sendo investigado por duas delegacias, uma que protege os menores e outra que apura atos criminosos. Oito menores respoderão por abuso de vulneráveis por terem feito sexo com menores de 14 anos. Alguns pais também serão indiciados por saberem das festas e não terem feito nada. Eles poderão responder por abandono de incapaz, abandono intelectual, maus tratos e corrupção de menores.
A delegada Aline Lopes disse que as festas aconteciam há, no mínimo, cinco meses. Em depoimentos, muitos alegaram que tinham aula de sexologia na escola e eram entregues camisinhas.
- Tivemos que esclarecer para os adolescentes que é crime fazer sexo com menor de doze anos porque para eles era normal. A única coisa que eles tinham conhecimento e tentaram esconder é o fato de terem ingerido bebidas alcoólicas durante as festas.
A delegada Regina Rodrigues disse que além de investigar a direção do colégio, os pais e alunos, também será investigado como eles conseguiram comprar as bebidas. Ela disse que muitos pais alegaram que achavam que os filhos estavam na escola e não tinham conhecimento das festas, mas que a responsabilidade de acompanhar o desempenho escolar dos alunos também é da família.
O grupo mantinha até uma comunidade em um site de relacionamento que fazia apologia ao sexo. A denúncia partiu da mãe de uma menina de 12 anos que chegou a participar do "Congresso do Bulimento", como eram chamadas as orgias.
A participação de adultos nas orgias e o uso de drogas não foram confirmados.
O grupo confeccionava até camisetas. Marcava os encontros pelas redes sociais, por telefone e até dentro da escola.
O diretor da instituição de ensino, que tinha conhecimento da existência dos encontros do grupo, poderá ser responsabilizado.

Início
A polícia também descobriu como teria surgido o grupo. Tudo começou com a criação de um grupo de funk dentro da escola onde os adolescentes estudam. Com o passar do tempo, o objetivo inicial - que era dançar - ficou em segundo plano. A escola até dissolveu o grupo de dança.
Esses mesmos adolescentes continuavam marcando encontros na casa de um deles. Encontros sexuais regados a bebidas alcoólicas. Os meninos e meninas disseram à polícia que não sabiam que manter relações sexuais com menores de 14 anos é crime. Segundo informações policiais, eles teriam ficado até indignados.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ladrões de caixas eletrônicos vão para o xilindró.

Últimas
Edição de sexta-feira, 26 de agosto de 2011 
Presa quadrilha especializada em explosões de caixas eletrônicos
Composto por cinco membros, bando que atuava no RN, PE e PB foi capturado pela Polícia Civil em Parnamirim
Fernanda Zauli // mailto:fernandazauli.rn@dabr.com.br

A Polícia Civil prendeu ontem cinco membros de uma quadrilha interestadual especializada em explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos. A quadrilha atuava no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba e as prisões aconteceram em Parnamirim, e Natal nos bairros de Nazaré e Paço da Pátria. Com os acusados foram apreendidos quatro carros, televisores, balanças de precisão, celulares, coletes a prova de balas, 6 armas, muita munição, além de R$ 20 mil em dinheiro e mais de 100 documentos de identidade roubados.

José Moraes, Ubiranira Oliveira, Sebastião Costa, Lindemberg Santos e Cleudson Webster: pegos durante a operação Feliz Aniversário Reprodução/Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), delagada Sheila Freitas, a quadrilha vinha sendo investigada desdo o assalto ao prédio da Fiern, occorido no dia 7 de agosto de 2010. "A partir dalí começamos as investigações que resultou na prisão de seis presos em fevereiro deste ano e agora desses cinco integrantes da mesma quadrilha", disse a delegada. Foram presos José Jocenildo de Morais Fernandes, vulgo "Nildinho" - acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de armas, que estava cumprindo pena no regime aberto e comparecia mensalmente ao Fórum para assinar os documentos da justiça; sua esposa Ubiranira Rosalina Carias de Oliveira , a "Rosa", acusada de associação ao tráfico e porte ilegal de armas e responsável por resgatar os membros da quadrilha dirigindo o veículo do bando; Lindemberg Santos de Souza, o "Berg" - ex-segurança de uma empresa de segurança privada que passava informações privilegiadas para a quadrilha; Sebastião Figueira da Costa Junior, vulgo "Coroa" - foragido da polícia com um ficha extensa de crimes, dentre eles tráfico de drogas e latrocínio; e Cleudson Webster da Silva - conhecido por atuar no crime conhecido como "saidinha de banco".

A delegada explicou que os veículos apreendidos com a quadrilha: um Celta de cor prata, um Voyage de cor preta, um Logan prata e um Peugeot preto, foram comprados com dinheiro roubado dos caixas eletrônicos. "Eles compravam esses carros para "lavar" o dinheiro roubado. Além disso, também compravam drogas que lhe davam um retorno imediato do dinheiro para investir em explosivos", disse.

Notas: Bandidões-dinamitadores de caixas eletrônicos que atuavam no Nordeste estavam nos cortiços do Paço da Pátria, para onde vão os dejetos de parte de Natal.  Olhem para as caras dos "bichos".
Feliz Aniversário
A operação foi batizada de "Feliz Aniversário" em homenagem ao delegado Maurílio Pinto, que completou 70 anos na última quarta-feira.

Pará foi preso nos cafundós do judas (Mato Grosso do Sul).

» Polícia civil do RN localiza e prende estelionatário em MS

Da redação do Diário de Natal
 (Degepol/Divulgação)
O Trambiqueirão!
Este seria o famigerado comprador de gado de Nova Curz, Santo Antonio do Salto da Onça e Bom Jesus, no RN, que enganou dezenas de criadores de gado que vendiam em "consignação". Enrrolou deus e o mundo, na base do "vou ali e volta já com o dinheiro". Nota do transcrevedor.
Um trabalho conjunto realizado em Políciais Civis do Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul resultou na prisão de um foragido da justiça potiguar identificado como Robson Fabiano Lopes de Araújo, de 38 anos, natural de Jucurutu-RN. Robson é acusações pela prática de homicídio, falsidade ideológica e estelionato. A policia conseguiu deter o acusado no último dia 17 de agosto, na cidade de Chapadão do Sul/MS. Com ele foram apreendidas quatro carteiras de identidade falsificadas.

A prisão ocorreu após um trabalho de investigação realizado pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) do RN, que durou cerca de um ano e meio. Robson é acusado de aplicar golpes em várias cidades do interior do estado, comercializando gado e veículos com documentação falsificada.

Contra Robson também havia um mandado de prisão expedido pela Justiça da Comarca de Jucurutu, no qual ele é acusado de um homicídio praticado nessa cidade, ocorrido em março de 1998, que vitimou o líder comunitário Augusto Francisco de Moura, na época com 48 anos.

De acordo com o chefe de investigações da Delegacia de Defraudações, Gilberto Fernando Maciel, ele fez mais de cem vítimas somente no estado causando um prejuízo estimado em torno de cinco milhões de reais e ele também aplicou o mesmo golpe em outras localidades do país.  

O preso confessou à polícia que aplicava diversos golpes com o uso de documentos falsificados em nomes de terceiros. Ele negociava gado da seguinte maneira: comprava o animal por um valor mais alto do que o de revenda, só que parte do dinheiro da compra era feito por ele com cheques sem fundos e depois revendia, sempre por dinheiro em espécie.

Ele também relatou que quando vinham cobranças acabava fugindo para outras cidades do país, onde aplicava novos golpes. O acusado chegou fez vítimas em cidades do Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia.

Diário de Natal.

Publicação: 26/08/2011 12:19 Atualização: 26/08/2011 12:23

Povo está gostando do Plano para a Educação.

População e entidades repercutem positivamente o Plano ‘Paraíba Faz Educação’

Sexta-feira, 26 de agosto de 2011 - 10h49

As análises e comentários sobre o Plano “Paraíba Faz Educação” repercutem positivamente dentre vários segmentos ligados a Educação. O assunto foi destaque na imprensa local e nas redes sociais, chegando ao trend topics, os assuntos de maior destaque, do Twitter, em João Pessoa. O Plano foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho nesta semana englobando 33 projetos que já estão sendo ou serão implantados no Estado.
Para a diretora executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gabrielle D’almeida, é muito importante construir um plano que consiga dialogar com todos os segmentos da Educação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, com todas as interfaces que a escola precisa ter. “A escola não pode ser um elemento isolado ela precisa dialogar com a universidade, com o ensino técnico e com o mundo do trabalho e acima de tudo com a sociedade”, comentou a diretora.
Gabrielle disse que o Plano “Paraíba Faz Educação” é ajustado, pois ele consegue atuar em todas as regiões do Estado, no sentido de capacitar o estudante a cada vez mais participar do crescimento do país. “Esse plano se coloca como uma grande oportunidade de combater o atraso ainda existente na escola em todo o país. Consideramos um avanço e nós das entidades estudantis estaremos de prontidão como parceiros do governo para ajudar na sua implantação”, ressaltou.
A presidente da UBES disse ainda que as entidades estudantis vão estar vigilantes para que não seja apenas uma iniciativa do Governo do Estado, mas que seja incorporado por professores e estudantes, para que consiga interferir na vida do estudante e capacitar a sociedade paraibana a dar resposta ao desenvolvimento e acima de tudo ser um Estado justo, soberano e igualitário. “O Plano deve ser incorporado por todos os segmentos que se propõe a debater a Educação no Estado e no país”, concluiu.
De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Professores em Licenciatura Plena (APLP), Francisco Fernandes, as mudanças e as questões relacionadas à educação não podem ser adiadas. “É um processo contínuo e sempre que precisar de uma resposta as questões do combate ao analfabetismo, a estruturação das escolas, a inclusão digital, de incentivo ao professor e que envolve o processo educacional da escola pública a entidade estará apoiando e aplaudindo. O que constrói terá sempre o nosso apoio”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep), Ronaldo dos Santos Cruz, disse que os que fazem a direção da entidade sempre torceram para que os governos elaborassem um plano de educação não que durasse apenas quatro ou oito anos, mas um plano permanente. “Esperamos que esse plano que está sendo lançado pelo Governo da Paraíba seja um plano permanente, um plano que venha buscar a cidadania do povo paraibano. Estaremos juntos com todos aqueles que desejam que a Paraíba seja um estado desenvolvido, através do processo da educação”, observou Ronaldo.
Fonte: SECOM/PB.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Picotaram homem em Monte Castelo. Guerra da máfia do fumacê?

Polícia

Quinta, 25 de Agosto de 2011 - 09h36

Homem é morto com onze tiros em Campina Grande


Um homem que foi identificado como Wesley Fernandes dos Santos foi assassinado com onze tiros na noite desta quarta-feira (24) no Bairro do Monte Castelo, em Campina Grande.
De acor com informações da TV Correio em Campina Grande, a vítima estava próximo de casa quando quatro homens em um veículo se aproximaram e efetuaram vários tiros. Pelo menos onze acertaram Wesley que ainda foi levado para o hospital, mas não resistiu e morreu.
Testemunhas apontaram acerto de contas como provável motivo do assassinato.
A Polícia está investigando o caso.

Da Redação, com informações da TV Correio em Campina Grande

Governador se licencia e vai a Cuba. O Correio da Paraíba está divulgando a viagem.

Política

Quinta, 25 de Agosto de 2011 - 10h42

Ricardo tira licença e Rômulo assume


O governador Ricardo Coutinho se licenciará do Governo em setembro. Neste período, o Estado será comandado interinamente pelo vice-governador, Rômulo Gouveia.
Ricardo e Rômulo: troca de com
Ricardo e Rômulo: troca de comando
Coutinho fará uma viagem a Cuba. Ele informou que tentará fechar negócios na ilha de Fidel Castro.
Não antecipou, porém, em que áreas a Paraíba pode vir a ter empreendimentos compartilhados com Cuba.
O embarque de Ricardo Coutinho está programado já para a primeira quinzena do próximo mês.

Adriana Bezerra

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comunista é nomeado assessor do governador liberal.


Terça, 23 de Agosto de 2011 - 10h23

DO confirma: Watteau é nomeado assessor de Ricardo


O Diário Oficial de hoje publica a nomeação do ex-vereador Watteau Rodrigues na assessoria do gabinete do governador Ricardo Coutinho.
Watteau Rodrigues
Watteau Rodrigues
Recentemente Rodrigues foi punido por seu partido, o PC do B, pelo apoio manifestado ao governo do PSB.
A cúpula comunista apontou diferenças entre a ideologia do partido e o governo de Coutinho.
Rodrigues assume a assessoria depois de recusar a Guarda Municipal, entendendo que o posto prejudicaria sua candidatura a vereador no próximo ano.


Adriana Bezerra
    Fontre: Correio da Paraíba.

Bananeiras está no Pacto Social do Governo.

Política

Terça, 23 de Agosto de 2011 - 18h15

Pacto social: 13 milhões serão investidos na Saúde; conheça as obras e os municípios beneficiados


O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba investirá R$ 13 milhões em 119 projetos municipais da Saúde que foram selecionados nas áreas primária, especializada, hospitalar e de urgência/emergência.
Para a compra de equipamentos e material permamente serão repassados aos municípios R$ 9.400.125,36. Para obras de reforma serão aplicados R$ 2.496.934,43. No item construção vai ser investida a quantia de R$ 1.048.522,00.

No pacto serão investidos recursos na construção de dois Centros de Saúde, dois Laboratórios, 1 Unidade Mista e um Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente. Estão previstas reformas de dez hospitais, seis centros de saúde, um laboratório e três unidades mistas de saúde. Serão adquiridos 102 equipamentos e materiais permanentes.

Serão implantadas ou implementadas 18 salas de parto, 38 laboratórios, 30 centros cirúrgicos e 14 salas de fisioterapia. Serão construídas ou reformadas 19 enfermarias e implantados 17 serviços de urgência/emergência. Os recursos asseguram ainda a aquisição de 23 instrumentais cirúrgicos, 25 desfibriladores, 19 aparelhos de Raio X, 18 aparelhos de ultrassonografia e um tomógrafo.

A gerente de Atenção à Saúde do Estado, Cláudia Luciana Veras revelou que dentre as ações da contrapartida solidária do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, constam como metas ampliar a cobertura de exames citopatológicos; a cobertura vacinal de tetravalente e pólio; ampliar a oferta de exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos; ampliar o percentual de nascidos vivos e mães com sete e mais consultas de pré-natal; concluir a base descentralizada do SUMU; garantir a grade de referência para Urgência e Emergência; garantia da realização dos exames laboratoriais preconizados para o pré-natal.

As metas incluem ainda a garantia da classificação de risco das gestantes cadastradas no pré-natal; a realização de cirurgias eletivas de pequeno e médio porte; a realização de exames pré operatórios para cirurgias eletivas; a implantação da Classificação de Risco na Atenção Pré-Natal; implantação da Classificação de Risco na Maternidade; implantar serviço de cirurgias em urologia e proctologia; e implantação de serviço de cirurgias em otorrinolaringologia.

Hospitais
No município de Itatuba será construído um hospital. Já o hospital de Juripiranga será reformado. Na cidade de Logradouro será construído um laboratório de análises clínicas.

No município de Picuí, a contrapartida solidária garantirá a construção de um centro especializado em atenção para crianças e adolescentes, com unidade terapêutica para usuários de álcool e drogas.
Em Riacho dos Cavalos, no Alto Sertão, os recursos do Pacto vão assegurar a construção de uma unidade de saúde, com implantação de centro cirúrgico. Uiraúna terá seu centro de saúde reformado.

Dinheiro para tocar os projetos está nos cofres do Estado
Os primeiros convênios do Pacto Social foram assinados pelo governador Ricardo Coutinho e prefeituras no dia 20 deste mês. Durante a solenidade, ele garantiu que os recursos destinados ao financiamento das obras e ações já estão guardados nos cofres do Estado.

A região administrativa polarizada por Cajazeiras inaugurou a fase de assinatura de convênios, sendo formalizados nove dos 180 que foram propostos e selecionados.

Foram assinados convênios que investirão R$ 2 milhões nessa região. Cajazeiras foi contemplado com R$ 200 mil para a construção de cinco salas de aula e uma área de laser na Escola Municipal José Dias, localizada na zona rural do município, e mais R$ 300 mil para investimento na implementação do Centro de Imagens da Policlínica Orcino Guedes, que oferecerá serviços de exames especializados nas áreas de tomografia computadorizada e densitometria óssea.

Convênios Educação
Já os R$ 28,3 milhões que serão investidos nos projetos selecionados na área de educação vão financiar, via contrapartida solidária, a criação de 30.169 vagas em creches, pré-escola, escola fundamental e educação de jovens e adultos.

No âmbito da educação, os projetos contemplam 180 municípios. Embora o Governo do Estado tenha convidado os 223, alguns não fizeram a adesão e outros não tiveram seus projetos aprovados por pendências de documentação ou porque a proposta apresentada era incompatível com a legislação do Pacto.

As ações na educação compreendem a construção de 35 escolas, a ampliação de outras 88 e a reforma de mais 72. Serão construídas 296 salas de aula e 67 bibliotecas e laboratórios de informática. Cento e oitenta banheiros serão construídos em escolas e também serão construídos 130 refeitórios, cantinas, auditórios, pátios e cozinhas.

Todos os municípios deverão cumprir a meta de garantir que 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos na agricultura familiar.
Na região, o primeiro município da lista foi Bonito de Santa Fé, para o qual estão sendo disponibilizados R$ 80 mil para a aquisição de equipamentos para unidades escolares, tais como computadores, impressoras, data show/retroprojetor, câmeras fotográficas e outros equipamentos; e mais R$ 120 mil para a ampliação de duas salas e dois banheiros e a compra de equipamentos para o Hospital Municipal.

Para o município de Bernardino Batista foram conveniados recursos da ordem de R$ 70 mil para a reforma e a ampliação das Escolas João Pedro Júnior, José Gomes dos Santos, Luiz Ribeiro da Costa, Manoel Pedro Lisboa, Augusto Egídio dos Santos e José Estrela Abrantes, que se adequarão às normas de acessibilidade e terão de salas de leitura. Outros R$ 70 mil vão para a compra de um aparelho de ultra-sonografia.

Poço Dantas está sendo contemplado com R$ 200 mil para a reforma e a ampliação da Escola Municipal José Pereira de Queiroz, no Distrito de Tanques, incluindo substituição do teto, piso, reboco, instalação elétrica e hidráulica. A escola ainda ganhará quatro novas salas de aula e um laboratório de informática. Mais R$ 80 mil serão investidos na compra de equipamentos para o Hospital Municipal.

A cidade de Poço José de Moura optou, na área da educação, pela realização de cursos de capacitação para profissionais da educação do município, bem como pela compra de equipamentos e de material didático e pedagógico para a implantação de duas bibliotecas. Para isso, estão sendo disponibilizados R$ 100 mil.

São José de Piranhas foi outro município contemplado nesta primeira fase do Pacto Social pelo Desenvolvimento. De acordo com os projetos do município, serão utilizados R$ 60 mil para a realização de cursos de capacitação de 80 professores e dez técnicos da Secretaria Municipal de Educação sobre avaliação de aprendizagem; ações complementares de reforço curricular; realização de curso de capacitação de 24 horas, em duas turmas, sobre pedagogia de projetos; capacitação de 20 professores para a Prova Brasil e aquisição de televisores, armários e estantes de aço, entre outros.

Para o município de Triunfo estão sendo disponibilizados R$ 100 mil para a reforma da Escola Municipal da comunidade Cajuí. Uiraúna, por sua vez, ficou com R$ 85 mil para a construção de duas salas de aula na Escola Municipal Francisca Gomes da Silva e a adequação das instalações dessa unidade escolar, com a construção de um auditório; terá mais R$ 80 mil para financiar a reforma do Posto de Saúde Doutor Alexandre Fernandes.

Já a cidade de Cachoeira dos Índios assinou convênio no valor de pouco mais de R$ 275,5 mil para investimentos na construção de uma sala de aula para educação infantil, uma sala de aula para atendimento educacional especializado, uma sala para instalação de laboratório de informática, um auditório com capacidade para 50 pessoas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Izidro de Sousa e um auditório com capacidade para 100 pessoas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Cândido de Oliveira. A cidade também terá R$ 120 mil para adquirir equipamentos hospitalares, como um aparelho cardioversor, um desfibrilador, um carro de emergência e anestesia, aparelho de raios-X etc.

Compondo a mesa diretora dos trabalhos, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Piranhas  (Amasp), Erivan Dias Guarita, agradeceu em nome dos prefeitos da região o apoio que vem sendo dado pelo Governo Ricardo Coutinho ao Alto Sertão paraibano, por meio de obras importantes, especialmente nas áreas de educação e saúde. Erivan é prefeito do município de Monte Horebe, que foi contemplado com R$ 200 mil para a construção de cinco salas de aula e uma área de laser na Escola Municipal José Dias, localizada na zona rural da cidade.

Democratização de acessos aos recursos deve ser permanente
“O Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba é uma iniciativa do Governo Ricardo Coutinho, mas o que este Governo pretende é que esta iniciativa possa continuar sendo um programa de governos, e não apenas desta administração que teve a ideia e a determinação de implantá-lo”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Manoel Ludgério.

Durante a assinatura dos primeiros convênios do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba – Contrapartida Solidária, em Cajazeiras, o secretário disse que o programa significa a democratização do acesso aos recursos do Estado: “Independente das questões político-partidárias, que terão o seu calendário próprio, o Governo estende as mãos a todos os prefeitos para que nós possamos construir uma nova história na Paraíba. Mas, nada disso será válido se as prefeituras não cumprirem as suas obrigações no processo”, ressaltou.

Na primeira etapa do Pacto, o Governo está disponibilizando mais de R$ 41 milhões para financiar 260 projetos (141 na área de educação e 119 no setor de saúde) em 180 municípios das 14 Regiões Administrativas do Estado. Todos os convênios aprovados serão assinados até o dia 31 deste mês.

Ele disse que, em suas ações administrativas, o Governo do Estado não abrirá mão do seu objetivo central de promover a melhoria dos indicadores sociais em todos os municípios. Para isso, ele vai cobrar a responsabilidade, não só do próprio Governo, mas de todos os parceiros das iniciativas que está implantando.

“A partir da assinatura dos convênios e da publicação no Diário Oficial, já nos próximos dias, o Estado estará, junto com cada um dos municípios contemplados, acompanhando a evolução das obras ou da compra de equipamentos, e também acompanhando, auxiliando e contribuindo com cada um deles na implantação de todas as metas que foram estabelecidas na contrapartida solidária”, acrescenta o secretário.

Manuel Ludgério lembrou que o Pacto Pelo Desenvolvimento Social será uma dinâmica do Governo Ricardo Cotinho. A intenção é desenvolver a Paraíba igualitariamente de maneira que o cidadão se sinta incluído na sociedade.
Mais contratos
O governador Ricardo Coutinho assina nesta quarta (24) e quinta-feira (25) novos contratos com 34 municípios nas áreas de educação e saúde, dentro do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba. O volume de recursos que serão transferidos pelo Governo do Estado a essas cidades chega a R$ 6.860.914,40.

Nesta quarta-feira, a solenidade será no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa, e começará às 9h30. Na oportunidade, assinarão os termos da contrapartida solidária os prefeitos dos municípios que compõem as 1ª e 14ª Regiões Geoadministrativas. Na quinta-feira, será a vez dos municípios da 2ª Região Geoadministrativa e a assinatura ocorrerá no Sesc de Guarabira, em horário ainda a ser definido.

O secretário do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Manoel Ludgério, disse que nas 1ª e 14ª Regiões serão investidos R$ 3.294.257,72 em educação e saúde. Os municípios que tiveram projetos selecionados nas duas regiões são Bayeux, Santa Rita, Conde, Cabedelo, Mari, Alhandra, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pitimbu, Sapé e Sobrado (na 1ª) e Capim, Curral de Cima, Itapororoca e Lagoa de Dentro (na 14ª).

Na 2ª Região Geoadministrativa, com sede em Guarabira, vão assinar os contratos do Pacto Social os prefeitos de 18 municípios: Alagoinha, Araçagi, Bananeiras, Belém, Cacimba de Dentro, Caiçara, Cuitegi, Dona Inês, Guarabira, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho e Solânea.

Para esta região o volume dos recursos que o Governo do Estado disponibilizará é da ordem de R$ 3.566.656,68, sendo R$ 3.008.606,68 para educação e R$ 558.050,00 para investimentos em saúde.
Fonte: Secom-PB

Adriana Bezerra
Fonte: Correio da Paraíba.

Internet quase de graça. Está na hora dos prefeitos doarem computadores para o POVÃO.

internet
Inclusão Digital

Banda larga do governo por R$ 35 começa hoje, sem desconto no modem

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 23 de agosto de 2011 às 08h30
Atualizada em 23 de agosto de 2011 às 08h37

Moradores de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, são os primeiros a contratar o acesso à Internet oferecido pelo PNBL; equipamento custa R$ 300.

Começa hoje (23/8) a oferta do acesso à Internet em “alta velocidade” de 1 megabit por segundo a R$ 35 por mês, dentro do Plano Nacional de Banda Larga do governo federal.
Segundo a Agência Brasil, os moradores de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás (cidade com cerca de 60 mil habitantes), serão os primeiros a poder contratar o serviço.
Mas o acesso “popular” à Internet banda larga tem outros custos. Para ter acesso ao serviço, também é  preciso adquiri o modem, que custa quase 300 reais. Vale lembrar que, na semana passada, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que iria negociar a redução do custo do modem.

Porém, segundo o gerente de marketing da Sadnet, Evandro Sá de Menezes, empresa responsável pela implementação do serviço, ainda não houve um contato do ministério para tratar do assunto. Segundo ele,  é possível reduzir o valor do aparelho para até R$ 199, se o governo oferecer redução na carga tributária.

Outra opção em estudo é oferecer o equipamento em regime de comodato, quando o cliente só fica com o aparelho enquanto tiver contrato com a empresa.

Em setembro, a TIM também vai oferecer acesso à Internet  com velocidade de 1 Mbps a R$ 35 por mês, com os incentivos do PNBL

Cássio peleja na justiça.

Política

Tamanho da letra
Segunda, 22 de Agosto de 2011 - 22h12

Mudança: Ricardo Lewandowski é o novo relator dos agravos de Cássio Cunha Lima.

Cassio Cunha Lima

















Na noite desta segunda-feira (22), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro César Peluzzo, determinou a redistribuição dos três agravos regimentais, interpostos contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa (relator das ações), que deu provimento ao Recurso Extraordinário impetrado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). A relatoria passa a agora às mãos do ministro Ricardo Lewandowski.
Recurso de Cássio








Os agravos foram impetrados pela Coligação Paraíba Unida - pela qual foi eleito o senador Wilson Santiago (PMDB), por José Andrea Magliano e pelo vereador petista de Santa Luzia, Bivar Duda.
O tucano teve o registro de candidatura deferido pelo ministro Joaquim Barbosa, após o Pleno do STF decidir que a Lei da Ficha Lima (Lei nº 135) não valeria para as eleições de 2010. No entanto, devido aos agravos, a comunicação do ministro ao Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para que ele diplomado e empossado senador pela Paraíba ainda não foi feita.
Fonte da transcrição: Correio da Paraíba de hoje.

Novos veículos e armas para combater a bandidagem.

Governador entrega armas e veículos durante solenidade da Polícia Militar

Imprimir
Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 - 19h40
Publicada e transcrita no dia 23.08.11
Ricardo Coutinho foi homenageado com a Medalha do Mérito Elísio Sobreira - Francisco França/Secom-PB
O governador Ricardo Coutinho deu continuidade, nesta sexta-feira (19), ao trabalho de modernização e reaparelhamento das polícias na Paraíba, com a entrega de 190 taser (armas não letais), 49 veículos – entre os quais um microônibus – e 75 motos. O ato aconteceu durante a solenidade comemorativa ao patrono da Polícia Militar, coronel Elísio Sobreira, no final da tarde, na Praça do Povo do Espaço Cultural. Na ocasião, o governador foi homenageado com a Medalha do Mérito Coronel Elísio Sobreira, a mais alta comenda da corporação, “pelas ações, serviços e representações essenciais à boa projeção da Polícia Militar”.
Em seu pronunciamento, Ricardo Coutinho destacou e agradeceu o trabalho e o esforço de cada policial militar ou civil na busca da construção de um estado pleno de tranquilidade na Paraíba, citando como exemplo a queda significativa no número de homicídios na Grande João Pessoa, além da apreensão de 120 quilos de entorpecentes entre os dias 29 de junho e 28 de julho e a prisão de 65 pessoas envolvidas nas explosões dos caixas eletrônicos nesse primeiro semestre. “Nossa Polícia tem dado conta do recado, ultrapassando, inclusive, as dificuldades que persistem, mas que estão sendo tratadas paulatinamente pela determinação dos policiais e também pelo compromisso desse governo que rege e dirige o nosso Estado”, enfatizou.
O governador observou ainda que os novos equipamentos e viaturas vão tornar o trabalho dos policiais menos perigoso e mais adequado para os desafios da vida moderna. “Esse processo de modernização com aquisição de novos veículos e de armas haverão de ser cada vez mais presentes dentro da vida da nossa instituição”, garantiu, reforçando que “existe uma determinação clara minha e de todo o governo em considerar a segurança pública uma prioridade mais que absoluta”.

Cadetes receberam o espadim Tiradentes - Francisco França/Secom-PB

PROMOÇÃO – Durante a solenidade, além da incorporação de novos cadetes da Polícia Militar (63) e do Corpo de Bombeiros (35), houve a entrega de insígnias aos policiais militares recém promovidos – 91 oficiais, 105 sargentos e 12 cabos. O governador Ricardo Coutinho comentou que vem buscando adotar novos critérios de promoção de policiais, destacando a impessoalidade. “Me interessa a profissionalização da Polícia Militar e os que mais se esforçarem e tenham compromisso com o trabalho haverão de ser reconhecidos”, assegurou.
O comandante da Polícia Militar, coronel Euler Chaves, em seu discurso, destacou as ações do governo, sob o comando de Ricardo Coutinho. “O governo vem nos oportunizando conquistas marcantes, mesmo diante das dificuldades por nós conhecida, mas de forma sensível e responsável tem possibilitado a realização do processo de aprimoramento, ascensão e valorização do nosso capital humano”.
A solenidade constou ainda de entrega da Medalha do Mérito Elísio Sobreira a 23 autoridades, entrega do espadim Tiradentes aos cadetes e entrega de insígnias aos mais novos policiais integrantes da Guarda Militar de Reserva, escolhidos por meio de concurso interno.
Fonte: SECOM/PB.