segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O condomínio Àguas da Serra, em Bananeiras/PB, na tarde do dia 4, realizou uma assembléia geral com a participação de cerca de 40 condôminos para discutirem uma pauta com mais de 10 ítens que iam da questão de lojinhas, segurança, campo de golfe, melhorias na infra-estrutura, limpeza, inadimplência, etc. A reunião foi conduzida pelo síndico Marcelo Macedo. O campo de golfe foi o principal alvo das discursões, pois muitos acharam que é uma iniciativa custosa e para ricos, quando os condôminos são classe média, etc. O condomínio tem 656 sócios. Alírio Trindade Leite, natural de Parelhas/RN, é o mentor do condomínio e um empreendedor vitorioso. Disse-me um amigo dele que ama Bananeiras (onde reside há mais de 30 anos. O pai dele foi diretor da escola de agronomia local) como se fosse a sua terra natal. Mas isso é outra história. Breve voltaremos ao assunto. Seria de Natal mais de 100 condôminos. Luiz G. Cortez, jornalista.

No dia 29 de janeiro, haverá assembléia para escolha do novo síndico, em virtude da rénúncia de Marcelo Macedo, empresário de Campina Grande que está sem tempo para se dedicar integralmente ao condomínio, do qual é condômino. O aviso já foi publicado no sítio do condomínio. Os candidatos devem apresentar chapas com 05 nomes (sindicio e sub-síndico e tres conselheiros fiscais.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Parentes e amigos gostam de Bananeiras.

Sr. Patrício (o 1º à esq.) levou esposa, dona Graça e três filhos, mais Robledo, irmão de Rinaldo M. Pegado e Rejane, esposa (chapéu preto). Eu estou com a mão no ombro de Rejane. Fiz a foto no 1º semestre de 2010.Posted by Picasa

Panorama visto do convento.

Eu gosto de fazer fotos panorâmicas, de paisagens e das coisas boas e bonitas de Bananeiras/PB. Tem gente que não gosta. Tem gente que desconfia dos forasteiros, mas eu não estou nem aí. Faço fotos onde for possível. Infelizmente, não tem uma possante máquina profissional. Esta foto foi tirada dentro do Carmelo, pegando parte da horta e do açude. Ao fundo, pedaço da cidade de Bananeiras. À direita, parte do campus da UFPB, onde Gustavo, amigo de Rinaldo M. Pegado, estudou durante vários anos. Fotografei outras áreas públicas. O que for considerado bonito, eu fotografo. Breve, novas fotos.
Posted by Picasa

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Chico enche baldes de peixes.

Há muito tempo que ele pesca no canal de Bananeiras/PB. Tira parte do seu sustento. È monossilábico, gosta de uma bata amarela, sandálias japonesas e calça jeans. Fala pouco. Eu me aproximei, perguntei para que pescava, mas ele só respondia "Hem? hem?". Calado, olhar desconfiado, me ofereceu a vara com a linha e o anzol. "Quer pescar um pouquinho?", disse. Respondi que queria apenas vê-lo pescar. Riu e voltou a lançar o anzol nas águas podres do canal do esgoto de Bananeiras. Luiz Gonzaga Cortez, jornalista.
Posted by Picasa

Canal do esgoto serve para pescarias.

O seu nome é Francisquinho, pobre e excluído social. Ele sempre pesca neste canal de esgotos que desagua no rio Curimataú, que "banha" parte do Rio Grande do Norte, passa ao lado da cidade de Nova Cruz e desemboca no mar. Ele mora com a mãe numa pequena propriedade em Bananeiras/PB. Pega piau e traíras no canal e leva para repescar o seu "açude". Foto feita em meados de julho de 2010. Luiz G. Cortez, jornalista profissional-DRT/RN- Registro nº 230.
Posted by Picasa

Bananeiras terá convento moderno.

Será inaugurado na manhã de domingo,5, às 7 horas, o convento da Ordem Carmelitas, no distrito Chã do Lindolfo, a 4 quilometros do centro de Bananeiras/PB. Haverá uma missa (Te Deum) e um café para os convidados e todos as pessoas que acorrerem ao local que, após o término da solenidade, ficará defintivamente fechado ao público externo. A construção demandou mais de dois anos de serviços. È uma obra bonita que contou com a ajuda financeira de católicos de vários países, inclusive da Europa. Estivemos no local quando as obras estavam suspensas, em meados de 2009, juntamente com Rinaldo Mointenegro Pegado, que foi a primeira pessoa que levou dezenas de natalenses à paradisíaca região do brejo paraibano, conforme fotos que exibimos nesta matéria. Parabéns à direção do Convento das Carmelitas. A propósito, a àrea já caiu no gosto popular: "O Carmelo" é a denominação dado pelo povo ao entorno do convento.

Luiz Gonzaga Cortez.